A Guarda Civil Municipal de Sorriso apreendeu aparelhagem de som na noite desta 5ª-feira (04), aparelho após denúncia de som alto que estava perturbando moradores no bairro Ocidental, Zona Leste da cidade. Márcio Pires, coordenador da equipe destacou em entrevista à Sorriso FM que é grande o número de denúncias de perturbação do sossego público na cidade. “Temos visto muita perturbação por parte de alguns que insistem em infringir a lei, mas a nossa equipe tem trabalhado fortemente para combater este crime”.
Na noite desta 5ª-feira uma guarnição da GM atendeu a denúncia de moradores do referido bairro, orientou a pessoa a baixar o som e quando chegou a outra ocorrência recebeu nova denúncia de que o som estava perturbando no endereço anterior. “Diante disso foi solicitado apoio do NIF e Polícia Militar. No local foi feita aferição do volume com aparelhos e foi constatado poluição sonora. O nível do som estava bastante alto, passando de 80 decibéis. Diante disso, o proprietário e toda a aparelhagem de som foram encaminhados à delegacia de polícia”, explicou Pires.
Ele lembrou os custos que o poder público tem para atender ocorrências desta natureza. “Nesta simples situação em que o rapaz resolveu incomodar a população com o som alto, são usadas três viaturas: da GM, do NIF e da PM. Várias instituições envolvidas e todo o custo do uso das viaturas das instituições, para um único problema. No geral, o som não pode ultrapassar 50 decibéis no período noturno e 55 no período diurno. Durante 24 horas do dia é proibido perturbar”.
A multa aplicada pelo NIF é de R$ 5 mil reais, além da perda do aparelho.