O Vaticano anunciou que o funeral do Papa Francisco será realizado no próximo sábado (26), às 5h (horário de Brasília), na Basílica de São Pedro, em Roma. A cerimônia será presidida pelo cardeal Giovanni Battista e marcará o início das homenagens finais ao pontífice, que será sepultado na Basílica de Santa Maria Maggiore após a missa.
O Vaticano confirmou que o funeral do Papa Francisco será realizado no próximo sábado (26), às 5h no horário de Brasília (10h em Roma), com a celebração da Santa Missa Exequial na Basílica de São Pedro, presidida pelo cardeal Giovanni Battista. A cerimônia faz parte do rito previsto no livro “Ordem das Exéquias do Sumo Pontífice”, que estabelece os procedimentos para funerais papais.
Após a missa, o corpo do pontífice seguirá em procissão até a Basílica de Santa Maria Maggiore, onde será sepultado.
O caixão com o corpo será trasladado da Capela de Santa Marta para a Basílica de São Pedro na quarta-feira (24), às 4h (horário de Brasília), e ficará exposto para homenagens do público. O cortejo passará pela Praça Santa Marta, Praça dos Protótomártires Romanos, saindo pelo Arco dos Sinos até a Praça de São Pedro, entrando pela porta central da basílica.
A programação foi definida em reunião de cardeais realizada nesta terça-feira (22). Inicialmente, o Vaticano havia informado que o funeral ocorreria entre os dias 25 e 28 de abril. A cerimônia contará com uma série de rituais tradicionais da Igreja Católica para marcar a despedida do pontífice.