A programação começa na quinta-feira com a aula inaugural do primeiro curso de capoeira para mulheres do Brasil, ofertado pelo IFMT, e inclui atividades como o Nagô Kids, GPs de capoeira e a entrega da corda de mestre à professora Luciana Monteiro, em um momento marcante para a capoeira feminina no país.
O programa A Voz do Povo, da Sorriso FM, recebeu nesta segunda-feira (21) as capoeiristas Luciana Monteiro e Rose Félix, integrantes da comissão organizadora do Festival Tereza de Benguela, que será realizado neste final de semana em Sorriso. Durante a entrevista, as convidadas detalharam a programação do evento, que começa já na quinta-feira (24) com um marco histórico: a aula inaugural do primeiro curso de capoeira para mulheres do Brasil, promovido pelo IFMT – Campus Sorriso.
De acordo com as organizadoras, o festival segue até o final de semana e contará com atividades diversas, entre elas a 3ª edição do Nagô Kids, no sábado (26), com a realização dos GPs feminino e masculino, além de lutas especiais que prometem emocionar o público. O evento é voltado à valorização da cultura afro-brasileira e da presença feminina na capoeira, além de fortalecer o esporte como ferramenta de transformação social.
Um dos momentos mais esperados será a cerimônia de recebimento da corda de mestre pela professora Luciana Monteiro, uma conquista rara e significativa dentro da capoeira. Luciana atua há anos em projetos sociais ao lado do esposo, oferecendo aulas gratuitas de capoeira em comunidades de Sorriso, como os bairros Santa Maria e Vila Bela.
O Festival Tereza de Benguela é uma celebração de resistência, cultura e empoderamento, e promete movimentar a cidade com arte, esporte e inclusão.
Veja mais no vídeo.