Forças de Segurança e Fiscalização de Sorriso recebem treinamento da Marinha do Brasil

Durante esta semana, as forças de seguranças de Sorriso estarão participando de um curso especial de Condução de Embarcações de Estado no Serviço Público e Segurança de Embarcações de Passageiros, ofertado pela Prefeitura de Sorriso, em parceria com a Marinha do Brasil, por meio da Capitania Fluvial de Mato Grosso.

Na tarde desta segunda-feira (8), representantes da Marinha deram início ao curso, que deverá se estender até a sexta-feira com aulas práticas e teóricas. Participam do aprendizado membros do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), Policia Militar, Policia Civil, Agentes de Trânsito, Defesa Civil e do Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF) da Prefeitura de Sorriso.

“Solicitamos este curso ainda no ano passado e conseguimos, com todos os cuidados que a pandemia exige, trazer uma equipe para ministra-lo. É um curso importante no sentido de integrar cada vez mais as forças de segurança que atuam em Sorriso e oferecer subsídios para fiscalizarmos os rios e locais onde ocorrem muitas pescas predatórias e crimes ambientais. Queremos garantir a segurança das pessoas e a preservação do meio ambiente para as gerações futuras”, explica o coordenador do NIF, Reinaldo Nunes.

Para Priscilla Gomes Meyer, segunda sargento enfermeira da Marinha, esse curso tem a finalidade de instruir as forças de segurança dos órgãos públicos e intensificar, por meio de fiscalização e ensino, a segurança marítima no território mato-grossense.

“Nosso Estado é muito amplo e precisamos trabalhar em conjunto, envolver todas as forças de segurança para garantir a salvaguarda da vida humana, a segurança do tráfego aquaviário e a prevenção da poluição hídrica nos diversos rios e lagos da região. Nesta ocasião, serão repassados ensinamentos de navegação, noções de primeiros socorros e até o uso correto do colete salva-vidas. Nosso objetivo é procurar parceiros para dar continuidade aos trabalhos que a Marinha desenvolve, fazendo com que as instruções cheguem até a população”, frisa Priscilla.

As aulas teóricas estão sendo ministradas no Centro de Eventos Ari José Riedi.  

Veja também

Foragido do maranhão, suspeito de estupro de vulnerável é preso em Sorriso

Polícia Militar de Nova Ubiratã age rápido, prende suspeito e recupera bens após roubo violento em propriedade rural

Polícia Civil intensifica ações de combate à violência doméstica e familiar em 2025

Mulher suspeita de atrair vítima para emboscada é presa; dois envolvidos no assassinato seguem foragidos

Operação Tolerância Zero resulta em prisão por tráfico e apreensão de 620g de maconha em Sorriso

Sorriso: mulher fica gravemente ferida em caso grave de violência doméstica no Mário Raiter