Seminário Estadual discute diretrizes e desafios da Educação Infantil com participação de Sorriso

Dirigentes, professores e pesquisadores se reuniram em Cuiabá para discutir inclusão, práticas pedagógicas e a nova resolução nacional que define parâmetros de qualidade e equidade para a Educação Infantil, com foco no desenvolvimento integral de crianças de 0 a 5 anos.

O Seminário Estadual da Educação Infantil, promovido pela Undime-MT, reuniu nesta semana dirigentes municipais, professores, gestores e pesquisadores para debater desafios e perspectivas da área. O encontro, realizado desde terça-feira (30 de setembro) no Hotel Fazenda Mato Grosso, encerra nesta quinta-feira (2) após uma programação voltada a inclusão, saúde, literatura e práticas pedagógicas para a infância.

Um dos principais focos do evento foi a discussão sobre a Resolução CNE/CEB nº 1/2024, que estabelece Diretrizes Operacionais Nacionais de Qualidade e Equidade para a Educação Infantil em todo o país. As diretrizes buscam assegurar gestão eficiente, infraestrutura adequada, ambientes acolhedores e processos pedagógicos que favoreçam o desenvolvimento integral das crianças de 0 a 5 anos e 11 meses.

Representando Sorriso, a secretária municipal de Educação, Adriana Reichert Palú, acompanhada das coordenadoras pedagógicas Rosemary Taffarel e Elaine Brescansin, participou ativamente das atividades. Nesta quinta-feira, Adriana foi mediadora da palestra Poéticas visuais / A Poesia dos Dias, ministrada por Guga Cidral, poeta, músico, palhaço e artista dedicado à infância.

Segundo a secretária, a troca de experiências no seminário é essencial para fortalecer a educação infantil. “Precisamos olhar para a infância com ternura, amor e seriedade. Participar desse evento nos inspira a planejar e implantar iniciativas que tornem a educação cada vez mais acolhedora e enriquecedora para nossas crianças”, ressaltou.

A programação contou ainda com especialistas em educação inclusiva e momentos de diálogo coletivo, reforçando o compromisso de oferecer o melhor atendimento às crianças na primeira infância.

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