A 38ª edição da Operação Lei Seca foi realizada na noite desta sexta-feira (10), no município de Sorriso/MT, com foco na fiscalização de condutores e combate à combinação álcool e direção. A operação ocorreu na Avenida Otavio de Souza Cruz, no Centro da cidade, e mobilizou diversas forças de segurança e fiscalização.
Ao todo, 132 veículos foram abordados durante a operação, e 208 veículos passaram pelo ponto de fiscalização. Como resultado das abordagens, 41 veículos foram removidos ao pátio, sendo 24 motocicletas e 17 automóveis.
Durante a fiscalização, foram realizados 147 testes de alcoolemia com etilômetro (bafômetro com bocal). Desses, 16 condutores foram presos em flagrante por dirigirem sob influência de álcool, conforme previsto no artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro.
Além disso, foram aplicadas 117 autuações de trânsito, incluindo:
30 autuações por dirigir sob influência de álcool (Art. 165),
3 por recusa à realização do teste do bafômetro (Art. 165-A),
32 por conduzir veículo sem possuir CNH (Art. 162, inciso I).
Nenhum boletim de ocorrência ou termo circunstanciado foi registrado durante a ação.
Instituições participantes:
A operação contou com o trabalho integrado de sete instituições:
12º Batalhão da Polícia Militar de Sorriso – 22 militares atuando na linha de frente das abordagens;
Polícia Judiciária Civil de Sorriso – 15 policiais prestando apoio operacional;
Guarda Municipal de Sorriso – 11 servidores colaborando com a segurança do perímetro;
Corpo de Bombeiros Militar – 3 militares prontos para atendimento de emergências;
Detran-MT / 37ª CIRETRAN – 9 servidores responsáveis pela fiscalização de documentação e autuações;
Polícia Penal – 4 agentes prestando apoio tático e de custódia;
Gabinete de Gestão Integrada (GGI) de Sorriso, que coordenou e monitorou toda a operação.
A ação reforça o compromisso das forças de segurança com a preservação da vida no trânsito, a fiscalização efetiva e a integração entre instituições para garantir mais segurança à população.