Comitê reforça ações para ampliar o acolhimento de pessoas em situação de rua em Sorriso

A reunião serviu para discutir estratégias que ampliem o acolhimento e incentivem pessoas em situação de rua a aceitarem o suporte oferecido pelo município, reforçando a campanha “Não dê dinheiro, dê cidadania”.

Em reunião realizada no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), o Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política Nacional para a População em Situação de Rua (Ciamp) discutiu novas estratégias para fortalecer o trabalho de abordagem social e incentivar mais pessoas a aceitarem o acolhimento oferecido pelo município.

A secretária de Assistência Social, Daniela Marsola Stel, destacou que o objetivo é mudar o comportamento da comunidade, orientando que, em vez de oferecer esmolas, a população acione as equipes do Creas, pelo número (66) 99637-7258, por ligação ou WhatsApp. “Estamos fortalecendo as ações já existentes e construindo novas propostas de atendimento para garantir dignidade a essa população”, pontuou.

A coordenadora do Creas, Leliane Natali, explicou que o trabalho consiste em sensibilizar cada pessoa em situação de rua a aceitar a ajuda, que pode incluir acolhimento em casa de passagem, alimentação, roupas limpas, itens de higiene e encaminhamento para tratamento ou reintegração familiar. Ela reforçou que, em casos de ameaça ou violação de direitos, as famílias devem acionar a Polícia Militar (190) ou o número (65) 98170-0343.

A presidente da Associação Casa do Oleiro, Claudete Bett, que há 10 anos atua como casa de passagem e abrigo emergencial, reforçou o apelo: “Não dê dinheiro, dê cidadania”. Segundo ela, as equipes e programas estão preparados para oferecer escuta, acolhimento e oportunidade de recomeço. “O dinheiro dado nas ruas não resgata a cidadania; ao contrário, perpetua o ciclo da exclusão”, destacou.

O encontro reafirmou o compromisso das instituições envolvidas em promover inclusão e dignidade, fortalecendo a rede intersetorial de apoio às pessoas em situação de rua.

Veja também

Sorriso domina Atletismo Sub-14 e celebra nova pista de padrão internacional

Investigação da Polícia Civil leva 7 golpistas a serem condenados a 86 anos de prisão

Corpo de Bombeiros homenageia militares pioneiros da corporação em Mato Grosso

Homem é agredido em bar e recebe atendimento dos bombeiros no bairro Morada do Bosque

Sorriso: homem é encontrado morto ao lado de caminhão

PRF apreende arma e 92 munições durante abordagem na BR-163 em Guarantã do Norte