Atividade mostra como o modelo pode aliar recuperação ambiental e geração de renda em pequenas propriedades rurais
O resultado de quase um ano da implantação de uma unidade demonstrativa de Sistema Agroflorestal (SAF), num sítio no Assentamento Jonas Pinheiro, em Sorriso, será apresentado durante um Dia de Campo, nesta sexta-feira (14/11). O evento será realizado pela Associação Clube Amigos da Terra (CAT Sorriso).
“Nós avaliamos que o Sistema Agroflorestal é uma alternativa para o pequeno produtor, que permite a recuperação de suas áreas, com viabilidade econômica. O agricultor cultiva plantas nativas e frutíferas, podendo comercializar os frutos e obter retorno financeiro”, explica a assistente de projetos do CAT Sorriso, Andreia Sousa.
Atualmente, há discussões em andamento para a definição de parâmetros que permitam o reconhecimento do Sistema Agroflorestal como meio de regularização ambiental de propriedades rurais no estado. Duas propriedades do Assentamento Jonas Pinheiro foram escolhidas, no ano passado, para serem unidades demonstrativas de SAFs, por meio do projeto Cultivando Vida Sustentável, realizado pelo CAT Sorriso com o apoio da Cargill e a organização IDH.
O Dia de Campo será realizado na unidade demonstrativa do Sítio Vila Láctea, que tem como principal atividade a produção de leite e queijo artesanal. “O objetivo é proporcionar mais áreas de sombra para as vacas e novilhas da propriedade e, com isso, ampliar as áreas de descanso dos animais”, complementa a assistente de projetos do CAT.
O Dia de Campo Sistema Agroflorestal é uma realização do CAT Sorriso, com apoio do sítio Vila Láctea, Embrapa e Empaer. O será um evento gratuito, voltado para os pequenos produtores rurais, estudantes e representantes de instituições públicas ligadas ao tema. A programação incluiu o debate sobre fruticultura, na agricultura familiar, no sistema agroflorestal. A inscrição pode ser feita pelo site: catsorriso.org.br.
Dia de Campo Sistema Agroflorestal
📍Data: 14 de novembro de 2025
Horário: Início às 8h00
Local: Sítio Vila Láctea 210 – Assentamento Jonas Pinheiro, Sorriso-MT
TEMA:
Regularização Ambiental Produtiva
Apresentação da Unidade Demonstrativa e a importância dos Sistemas Agroflorestais como alternativa produtiva e sustentável para o campo
PROGRAMAÇÃO
08h00 – Credenciamento e café da manhã
08h30 – Abertura oficial
08h45 – Palestra: Fruticultura no Sistema Agroflorestal
Palestrante: Suzinei Silva Oliveira – Embrapa Agrossilvipastoril
09h20 – Palestra: Plantio de Café em Áreas de Recuperação Ambiental
Palestrante: Jocir Kasecker Junior – Empaer
ESTAÇÕES DEMONSTRATIVAS
Estação 1
Horário: 09h50
Tema: Sistema Integração Pecuária e Floresta
Palestrantes:
• Flavio Wruck – Embrapa Agrossilvipastoril
• Rita Hachiya – Produtora rural (Sítio Vila Láctea)
Estação 2
Horário: 10h25
Tema: Sistemas Agroflorestais para Regularização Ambiental de Pequenos Imóveis Rurais
Palestrantes:
• Diego Barbosa Alves Antônio – Embrapa Agrossilvipastoril
• Bruna Estela Valério – CAT Sorriso
• Rita Hachiya – Produtora rural (Sítio Vila Láctea)