O aviso indica risco de temporais intensos devido à atuação simultânea de sistemas meteorológicos que podem provocar chuva forte, ventos e alagamentos em diversas regiões.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo aviso de tempestade, válido até as 10h desta terça-feira (18), abrangendo uma ampla área do país e atingindo, de forma particular, parte do território mato-grossense. O alerta é de nível laranja, que indica perigo devido à possibilidade de temporais intensos.
O comunicado inclui todo o Mato Grosso do Sul e estados do Sudeste, além de parte de Mato Grosso — especialmente regiões do centro-sul e sudeste do estado — bem como Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, o sul do Espírito Santo e o extremo leste de Rondônia.
Segundo o Inmet, a terça-feira será marcada por maior intensidade das chuvas no Sul e no Sudeste, resultado da atuação simultânea de diferentes sistemas meteorológicos que favorecem precipitações volumosas e tempestades mais severas.
O Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden) também mantém avisos ativos por riscos associados ao excesso de chuva. Há alertas de alagamentos, inundações, deslizamentos e quedas de barreiras para áreas do Paraná, Rio de Janeiro e Minas Gerais. No Paraná, regiões como Cascavel, Guarapuava, Ponta Grossa e Curitiba estão em risco moderado, com previsão de chuva variando de moderada a forte, o que pode provocar pontos de acúmulo de água, transbordamento de córregos e alagamentos temporários em áreas urbanas mais baixas.