Sorriso realiza nesta quarta-feira uma força-tarefa de limpeza nas nascentes 51 e 52 do Rio Lira, passo inicial para o plantio de mais de 80 mudas nativas e para a revitalização de uma das áreas ambientais mais importantes do município.
O programa Voz do Povo, da manhã desta terça-feira, 25 de novembro, recebeu nos estúdios da Sorriso FM a engenheira agrônoma Luciana Pereira, integrante da equipe do Cat Sorriso. Em entrevista, ela detalhou a ação ambiental que será realizada nesta quarta-feira, a partir das 8h, com foco na limpeza de uma área de preservação permanente localizada no espaço das nascentes 51 e 52 do Rio Lira, na Área Verde do bairro Green Park.
Segundo Luciana, toda a comunidade está sendo convidada a participar da força-tarefa de limpeza, etapa essencial para a segunda fase do projeto: o plantio de mais de 80 mudas de árvores nativas, que ocorrerá no dia 4 de dezembro, em parceria com estudantes sorrisenses e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente. “É um esforço conjunto para preservar uma nascente tão importante para o nosso município, como já vem sendo feito com várias outras ao longo do Rio Lira”, destacou.
O Rio Lira, considerado patrimônio natural de Sorriso, possui 109 nascentes. Dessas, 60 necessitam de revitalização, 8 já estão em processo de recuperação, e um novo diagnóstico está em andamento para identificar as condições das 54 restantes. A engenheira reforçou que o objetivo é ampliar o número de parceiros envolvidos, fortalecendo a rede de proteção ambiental do município.
Luciana também ressaltou o trabalho do CAT – Clube Amigos da Terra, que, em conjunto com o IFMT, está produzindo mais de 20 mil mudas nativas, destinadas às ações de recuperação ambiental e revitalização das nascentes.
A força-tarefa desta quarta-feira marca mais um passo importante no cuidado com os recursos hídricos e na mobilização comunitária. A organização reforça o convite a todos os amantes da natureza: “Quem puder, venha somar forças e ajudar a proteger o Rio Lira e suas nascentes”.
Veja mais no vídeo.