GMT libera veículos do tipo “perua” para atuarem no transporte escolar

Veículos como Spin e Doblô devem ter autorização especial e passar por vistoria para disponibilizar o serviço particular

Para 2026, a Guarda Municipal de Trânsito (GMT) vai liberar veículos do tipo “perua” para também operarem no transporte particular de alunos. Para que veículos com as Spin ou Doblô possam levar e buscar estudantes, será necessário seguir todas as regras que constam no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), bem como as resoluções do Conselho Nacional de Trânsito.

A GMT é um dos setores que integra a Secretaria Municipal de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep). Coordenador da GMT, Márcio Pires lista que, entre as regras, estão a exigência de condutores com, no mínimo, 21 anos,  CNH nas categorias D ou E, e que tenham passado pelo curso especializado para o transporte de passageiros.

Os veículos também devem contar com tacógrafo, cintos de segurança para todos os ocupantes, além é claro, de serem vistoriados e terem autorização específica para tal atividade.

“Estamos a postos para fazer o cadastramento, bem como a vistoria destes veículos”, adiantou Pires, acrescentando é possível tirar dúvidas sobre o processo por telefone. O 3545 4729 (Setor de Vistorias) e o 66 9967 2619 (Setor Administrativo) estão disponíveis de segunda a sexta, das 7h às 13h. Outra opção é 66 99668 2034 (Centro de Controle Operacional), disponível nas 24 horas do dia.

Veja também

Hospital Central do Estado poderá ser visitado pela população até o dia 6 de janeiro

Governo de MT nomeia 1.230 professores aprovados no concurso da Seduc

Equipe da Prefeitura reforça abordagens a pessoas em situação de rua

Dupla é presa em Sorriso após aplicar golpe do Pix falso em loja

Sorriso está entre os municípios com reforço no efetivo do Corpo de Bombeiros de MT

Entenda como será o funcionamento dos órgãos públicos nos feriados de Natal e Ano Novo