O 5º Batalhão de Bombeiros Militar (5º BBM) de Sorriso recebeu, ao longo desta semana, o reforço de cinco soldados recém-formados por meio do programa de Bombeiro Militar Temporário do Governo do Estado.
Em entrevista à reportagem, o major Leandro Kunze destacou a importância da chegada dos novos militares para o fortalecimento da corporação no município. Segundo ele, com a incorporação dos soldados, o batalhão passa a contar com mais de 35 militares, ampliando a capacidade operacional da unidade.
“Com esse reforço, conseguimos colocar mais bombeiros nas ruas e mais viaturas em operação, melhorando o atendimento à população de Sorriso, seja em ocorrências de resgate, salvamento ou outras situações de emergência”, afirmou o major.
O comandante ressaltou ainda que Sorriso possui uma alta demanda de ocorrências, especialmente em acidentes de trânsito com vítimas e resgates de animais em áreas de risco, sendo o município um dos líderes no Estado nesse tipo de atendimento.
De acordo com Kunze, a grande quantidade de ocorrências exige um efetivo reforçado, o que permitirá a emprego de mais uma viatura, principalmente no período noturno e também durante os finais de semana, ampliando a cobertura do serviço prestado à população.
Os bombeiros temporários possuem contrato com o Governo do Estado que pode chegar a até oito anos, dependendo do desempenho, evolução e avaliação anual de cada militar.
Apesar de temporários, os novos integrantes passaram por rigorosos testes de seleção, além de cursos de Atendimento Pré-Hospitalar (APH) e outras capacitações operacionais. Segundo o comandante, com o tempo, eles irão se adaptar à rotina e às demandas específicas do município.
“A população pode confiar. Aqui nós deixamos de lado o título de temporários. São bombeiros preparados e prontos para atender a sociedade da maneira que for preciso”, concluiu o major Leandro Kunze.