Sorriso: Joara Pimentel é condenada a 15 anos de prisão por crimes de estelionato e furto

Joara Chagas da Silva, de 25 anos, mais conhecida nas redes sociais como “JOARA PIMENTEL”, foi condenada pelo juízo da Segunda Vara Criminal da Comarca de Sorriso a cumprir uma pena de 15 anos de reclusão, em regime fechado, em um julgamento conjunto que envolveu duas ações penais e o reconhecimento da prática de 07 crimes, dentre eles 06 estelionatos e um furto mediante abuso de confiança.

A acusada já havia sido condenada pelo mesmo juízo pela prática de crime de estelionato, a uma pena de 2 e 06 meses de reclusão, pela prática do crime de estelionato, em que se apurou um contexto em que a acusada, passando-se por uma mulher de boa aparência, as vezes passando-se por sua amiga, em meios virtuais, angariava recursos mediante engodo de homens interessados em se relacionar com a mulher fictícia, que nesse caso, até existia,  e ela testemunhou naquele processo dizendo que sua imagem foi utilizada de forma indevida.

Já quanto a nova condenação, em regime fechado, apurou-se que que a acusada entre os anos de 2017 e 2020, de forma reiterada, sempre enganando as pessoas com quem se relacionava, como namorados, comerciantes, e novos conhecidos, de forma lenta e gradual, as vezes se passando por outras pessoas, até fictícias, em meios virtuais, ganhava a confiança das vítimas para depois tirar vantagem econômica, induzindo as pessoas em erro.

 “Foi assim que a acusada comprou roupas em lojas e produtos pela internet mediante comprovantes de depósito falsos, furtou um cheque de seu namorado e falsificou a assinatura para pagar os últimos meses de aluguel, causando prejuízo não só ao namorado, como também ao locador. Foi assim que passando-se por outras pessoas, a até pessoas que não existem nas redes sociais, conseguiu com que pessoas depositassem dinheiro na sua conta, mediante as mais variadas artimanhas possíveis, sendo que em uma ocasião, chegou a acusada a entrar em um condomínio fechado da cidade, fazendo-se passar por comprador de uma casa, só para mandar a localização de onde estava para uma de suas vítimas, como forma de demonstrar que possuía boas condições financeiras, para que a vítima não suspeitasse que se tratava de um golpe”.

Joara chegou a se passar por filha de uma juíza da 2ª Vara Criminal de Sinop. Ela era investigada por casos de golpes em Cuiabá, Sorriso, Sinop e São Paulo. Nas redes sociais, ela aparecia “ostentando” em festas e ironizando as denúncias que sofria, se declarando inocente. Ela foi presa pela Polícia Civil durante uma operação no dia 26/05/2020 por determinação de desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) e encaminhada para o presídio feminino de Colíder.

Da sentença ainda cabe recurso, mas a acusada deverá permanecer presa, e caso sejam mantidas as condenações, as penas deverão ser somadas.

Veja também

Duas crianças são resgatadas e pais presos por tráfico de drogas em Sorriso

Psicólogos orientam pais e responsáveis sobre cuidados com crianças durante as férias

CCPI Sorriso encerra atividades do ano com orientações sobre direitos dos idosos

Em 2025 mais de 1,7 milhão de veículos do Estado foram licenciados de forma 100% online

Programa SER Família Solidário vai distribuir 100 mil cestas de Natal para municípios de todo o Estado

Concurso Nacional Unificado 2025