Detran-MT e Polícia Militar capacitam mais de 300 profissionais da área fiscalização

Mais de 300 profissionais do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT), policiais militares, policiais civis e agentes municipais de trânsito foram capacitados, no mês de janeiro, no curso de formação para preenchimento de Auto de Infração de Trânsito.

O curso é realizado em uma parceria do Detran-MT com o Batalhão de Trânsito da Polícia Militar e segue até o dia 22 de abril, com a perspectiva de capacitar cerca de 5 mil profissionais que atuam na área de fiscalização de trânsito em todo Estado.

“O objetivo é capacitar os agentes de fiscalização de trânsito e os policiais em todo Estado quanto ao preenchimento correto do Auto de Infração de Trânsito, orientá-los sobre a autuação em forma eletrônica e os documentos de porte obrigatórios para circular com o veículo que possuem a versão digital, como o CRLV e a CNH”, explicou o segundo tenente PM Alcides Mauro Dutra, do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar.

Para o tenente, o curso também é uma forma de promover a formação continuada dos servidores para que estejam cada vez mais preparados para lidar com situações adversas no trânsito.

Um dos alunos da capacitação, soldado PM Geferson Cláudio Alves Costa, lotado no Batalhão da Ronda Ostensiva Tático Móvel (Rotam), disse que curso é de grande importância para todos os agentes e policiais. “A tecnologia está cada vez mais presente em nosso ambiente e precisamos estar preparados para não cometer erros e prejudicar as pessoas em uma fiscalização”, falou.  

Auto de Infração

O Auto de Infração de Trânsito é um procedimento administrativo pelo qual o agente da autoridade de trânsito, ao perceber ou visualizar uma infração cometida no trânsito, deve lavrar a autuação, de forma manual ou eletrônica, e aplicar ao condutor as medidas administrativas previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e demais normas vigentes na legislação brasileira.

(Com supervisão da jornalista Lidiana Cuiabano)

Veja também

Identificadas as vítimas de acidente fatal em Nova Mutum

Operação Lei Seca realizada na avenida Claudino Frâncio em Sorriso resulta em multas e prisões

Acidente na BR-163, que resultou na morte de idosa pode ter bebida alcoólica entre as causas

Acidente no cruzamento da Brescansin com Blumenau deixa adolescente gravemente ferido

Festival Estudantil Temático de Teatro para o Trânsito (Fetran) Mato Grosso 2024 abre inscrições

Idosa que estava em veículo que captou na BR-163 em Sorriso morre no hospital