PRF realiza Operação Volta às Aulas 2020 em Mato Grosso

Na segunda-feira (09) a Polícia Rodoviária Federal iniciou em todo Brasil a “Operação Volta às Aulas 2020”, a ação foi dividida em fases e a etapa final é a fiscalização dos veículos de transporte escolar.

A primeira fase da operação ocorreu na primeira quinzena do mês de fevereiro, onde a PRF reuniu com gestores responsáveis por órgãos estaduais e municipais. Em Cuiabá a ação ocorreu na sala do Gabinete da PRF, sob a coordenação do Superintendente da PRF Francisco Élcio Lima Lucena, com a participação da Superintendente Substituta Iara Alves, do Chefe de Operações Alvino Domingues e demais Setores da PRF envolvidos em fiscalizações e educação para o trânsito. Foram evidenciadas as exigências para o transporte escolar com foco na segurança viária, através de vídeo explicativo apresentado aos representantes do Batalhão de Trânsito Urbano e Rodoviário (BPMTRAN) de Cuiabá, da Secretaria Municipal de Educação (SME) de Cuiabá e Várzea Grande, da Secretaria de Estado de Educação Esporte e Lazer (SEDUC), e do Sistema de Gestão Escolar Municipal (SMECEL) de Várzea Grande.

A PRF em todo Estado procedeu palestras de educação para o trânsito aos motoristas do transporte escolar e demais envolvidos, demonstrando a importância do cumprimento as normas de trânsito, desde a forma de condução dos motoristas, condições do veículo e documentação atualizada, gerando também debates para sanar dúvidas.

As fiscalizações específicas tem como objetivo detectar eventuais irregularidades na prestação de serviço no transporte escolar.

Exigências previstas na legislação:

O condutor de um veículo de transporte escolar deve ter ao menos 21 anos de idade, ser habilitado nas categorias D ou E e possuir curso específico para esse tipo de serviço, realizado por instituição credenciada pelo Detran.

Além da documentação regular, o veículo deve ter, entre outros itens, a autorização para o trânsito de transporte escolar afixada em local visível; faixa com a inscrição ‘escolar’ nas laterais e na traseira; registrador instantâneo de velocidade e tempo (tacógrafo); cinto de segurança em número igual à lotação do veículo e em perfeitas condições de uso; e pneus em bom estado de conservação.

Somente no dia de ontem foram fiscalizados 26 veículos, confeccionados 40 autos de infração e 01 veículo recolhido para o pátio.

Veja também

Governo de MT constrói 3 pontes sobre o Rio Teles Pires e abrirá novas rotas de trânsito

Sesp e Detran lançam Campanha Maio Amarelo nesta quinta-feira (2)

Guarda Civil Municipal realiza Bliz Educativa em Sorriso para reforçar condutas seguras no trânsito

PRF: acidente na BR-163 em Sorriso resulta em prisão por embriaguez ao volante

Identificadas as vítimas de acidente fatal em Nova Mutum

Operação Lei Seca realizada na avenida Claudino Frâncio em Sorriso resulta em multas e prisões