“Enquanto a guerra durar, alimentos e combustíveis terão alta”, diz economista

Na visão do professor de Macroeconomia do Insper, Fernando Ribeiro Leite, o impacto da guerra na Ucrânia na economia se acrescenta ao impacto da crise da pandemia, que já trouxe uma taxa de inflação alta para o mundo. “Teremos um baque muito forte na cadeira de alimentos e que se soma ao que já vimos das mudanças climáticas, que trouxeram chuvas escassas e abundantes em diferentes regiões, com quebra de safras”, explicou, em entrevista à CNN Rádio.

Para o economista, o preço dos alimentos subirá “ainda mais” do que no ano passado: “É o primeiro efeito localizado, real e concreto no bolso da família brasileira. “Embora evite ser catastrofista, o professor acredita que, no médio prazo, as perspectivas também não são boas, com a chamada estagflação no Brasil: “Economia que cresce pouco e com inflação alta.”

“Temos dois setores pressionados pela guerra e pelo fim da pandemia: alimentos e combustíveis. Enquanto a guerra estiver em andamento, teremos essa pressão e não sabemos quanto tempo ela vai durar, teremos mais inflação de alimentos e combustíveis e crescimento menor devido às incertezas globais”, defendeu.

Ao longo dos próximos 30 anos, de acordo com o economista, o mundo terá que passar por uma transição energética: “Haverá matrizes híbridas nos próximos anos, mas o caminho é para isso, para energia renovável.”

“Há mudanças no ciclo de mundo, além da guerra e da pandemia temos essas duas agendas, transição energética e lidar com mudanças climáticas”, completou.

 

Veja também

Polícia Civil bloqueia e recupera mais de R$ 32 mil após mulher sofrer golpe bancário

Operação policial no centro de Sorriso apreende 11 motocicletas

37º Torneio do trabalhador será em novo local na edição de 2025

Pansera Corretora de Seguros inaugura espaço para atendimento ao cliente com equipe local

Justiça concede medida protetiva à bebê e mãe de vítima de feminicídio em Cuiabá

Procon Estadual lança campanha orientativa “Autista também é consumidor”