Técnicos da Prefeitura participam de consultoria para otimizar os serviços pela Redesim

Desburocratizar e integrar. Esse é o objeto de uma série de treinamentos internos para otimizar os serviços a partir da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim). A meta da consultoria é agilizar os processos internos do Município na abertura de empresas. E foi justamente para entender como são realizados e também os prazos em vigor hoje que o consultor do Sebrae, Mayquel Rohde, trabalhou na última sexta-feira (25) com técnicos das áreas de Tributação; Desenvolvimento Econômico; Agricultura e Meio Ambiente e Vigilância Sanitária do Município.

Em vigor desde 2007 (a Redesim foi aprovada pela Lei 11.598, de 3 de dezembro de 2007), a rede é a integração dos sistemas informatizados necessários para registrar e legalizar empresas e negócios, tanto no âmbito da União como dos Estados e Municípios. Entre os objetivos estão a padronização dos procedimentos, o aumento da transparência e a redução dos custos e dos prazos de abertura de empresas.

Conforme o coordenador da Sala do Empreendedor, Leonardo Kosak, durante a consultoria, foram realizadas análises quanto ao uso dos sistemas e o que pode ser melhorado pela integração à Rede Simples. Outros pontos trabalhados durante o atendimento se referem a análises de viabilidade, fluxo de processos para abertura de novas empresas, implantação do Balcão Único, aprovação e baixa de acordo com os CNAE’s e classificação das atividades consideradas de baixo, médio e alto risco.

O trabalho também prevê alinhamentos necessários quanto à possíveis ajustes e enquadramento dentro da Lei de Liberdade Econômica, já aprovada no município no final de 2021.

Além da primeira etapa, realizada de forma presencial na última sexta-feira, a consultoria também contará com atendimentos on-line entre abril e outubro. A última etapa, que será realizada de forma presencial, está prevista para novembro.

Veja também

Condenado por duplo homicídio foge da prisão em Sinop

Campanha usa título de eleitor gigante para chamar jovens para votar

Pré-candidata à prefeita de Sorriso, Kátia Rossato é entrevistada pela Sorriso FM

Presidente da República sanciona, com veto, projeto que proíbe saidinha de presos

Partido Novo lança seu primeiro pré-candidato a Prefeito em Sorriso

Câmara dos Deputados aprova novas regras para seguro obrigatório de veículos