A Voz do Povo: seções eleitorais fecharão às 16 horas no pleito de outubro (vídeo)

A Juíza Eleitoral, Dra. Paula Biaggi Messi Mussi Casagrande, que responde pela 43ª Zona Eleitoral de Sorriso esteve na bancada da Voz do Povo na Sorriso FM nesta sexta-feira, oportunidade em que trouxe relevantes informações sobre o pleito eleitoral de 2022.

Entre as situações abordadas, a mudança do horário para votação. Pelo fuso horário, o eleitor de Mato Grosso terá uma hora a menos para depositar o voto na urna neste ano. O primeiro turno acontece dia 02 de outubro e o segundo – se houver, será no dia 30 de outubro. A mudança é a unificação do horário com Brasília.

“É uma mudança importante e temos que chamar a atenção dos eleitores. Houve esta unificação com horário de Brasília. Então será das 7 às 16h somente o horário para votar”, explicou a Juíza.

Ela alertou também para a ordem dos cargos na hora de votar. “Para evitar de invalidar o voto é importante lembrar que a ordem será Deputado federal Deputado Estadual, Senador, Governador e depois Presidente. A gente pede que o eleitor vá preparado, com esta ordem memorizada, ou faça uma colinha e leve”, disse.

Em relação à propaganda eleitoral, em especial na internet, a Juíza alertou: “A campanha eleitoral está aberta oficialmente desde o dia 16. Hoje em dia o que mais causa preocupação é a internet. É livre a manifestação de pensamento do eleitor na Internet, mas ele tem que cuidar para que não haja nenhuma ofensa a candidatos, partidos ou coligações. E tem que cuidar muito com a questão das fakenews, que nada mais são do que aquelas mentiras que não podemos ficar replicando na internet”.

Aos candidatos e partidos, a Juíza alertou que a propaganda pode ser feita via internet ou redes sociais, mas deve ser previamente informada a Justiça Eleitoral para acompanhamento. Em relação a impulsionamento, o eleitor não pode fazer. O candidato pode, mas precisa identificar de forma clara, porque é investimento de recursos de campanha.

“Outra questão importante é alertar sobreas mensagens. A resolução do TSE permite a emissão desder que o eleitor tenha feito cadastro para receber mensagens e que haja opção para ele descadastrar se não quiser mais receber”.

Nos sites do TSE e do TRE podem ser feitas denúncias de situações. “A justiça eleitoral tem inclusive um aplicativo chamado Pardal, pelo qual recebemos as denúncias e remetemos para as providências”.

Até a metade de setembro devem chegar em Sorriso as urnas eletrônicas que serão usadas em outubro.

 

Vídeo da notícia

Veja também

Casa do Mel inaugura neste sábado em frente à Praça da Juventude

Feijoada das Mães beneficente: ajude o pequeno Daniel a enxergar o futuro

Sorriso: PM prende suspeito por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo no bairro Jardim Carolina

Sorriso enfrenta aumento preocupante de casos de dengue e Chikungunya

Ministério Público recorre contra prisão domiciliar de mãe de vítima de estupro em Sorriso

Sorriso: policiais rodoviários de Sorriso e outras quatro cidades iniciam testes com câmeras corporais