Sorriso: pluviômetros são instalados para monitoramento da chuva na cidade

Para realizar ovacompanhamento diário dos volumes de chuva, a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) de Sorriso, instalou pluviômetros manuais em nove pontos da cidade.

O primeiro ponto fica na base da Compdec, instalada na Praça das Fontes; na sequencia está o ponto instalado na Secretaria de Transporte; há também pluviômetros em pontos públicos nos bairros Jardim dos Ipês, Santa Clara, São José, Residencial Pinheiros 3, Chácaras Verdes Campos, Vila Bela e Mário Raiter. Além destes, ainda serão instalados mais quatro pontos.

A iniciativa se deu pela necessidade de acompanhar com precisão quantos milímetros anda chovendo ao dia em Sorriso – por mais que a gente saiba que a chuva está forte! Com o relatório, é possível à Compdec a análise e monitoramento de áreas de risco no Município.

E justamente no dia em que os pluviômetros foram instalados do dia 12 de janeiro para o amanhecer do dia 13, na sexta-feira, os pluviômetros já mostraram sua eficácia: durante à noite o ponto instalado no bairro Pinheiros 3 registrou 60 mm de precipitação d’água – chuva – somado ao que já havia chovido durante o dia, foram aproximadamente 130 mm só no dia 12.

O gerente operacional da Compdec, Adalberto Lopez Machado, frisa que o acompanhamento do volume de água já é uma preocupação antiga da Compdec. A intenção é criar um histórico de dados, levantando quais os locais com maior incidência de água durante os meses chuvosos, até mesmo para emissão de alerta de volume d’água. “Na quinta e na sexta já foi possível observar que há pontos com um grande volume, como o Pinheiros e o São José e outros com menor incidência como o próprio ponto da Compdec que registrou 15 mm na quinta e 5 mm na sexta; números bem diferentes da região do Pinheiros”, ressalta.

Com o relatório o agente operacional destaca que será possível o estudo e a realização de atos de prevenção para os locais com maior incidência. “São ações futuras que precisam ser planejadas”, completa.

galeria de imagens

Veja também

Ação de Forças de Segurança prende mulher em MS por morte em Sorriso

Polícia Civil de Sorriso apreende menor de idade por participação na execução de Giovanni

Deputada Amália Barros morre aos 39 anos em São Paulo

Casa do mel é inaugurada em Sorriso com inúmeras variedades de chás e temperos

Pai e filho são presos pela Polícia Civil por estupro de vulnerável e ameaça

Polícia Civil apreende quase 370 tabletes de droga