Inauguração da Unidade Técnica Regional hoje em Sorriso impulsiona desenvolvimento agrícola

Será realizada nesta segunda-feira (10), a aguardada inauguração da Unidade Técnica Regional da Agricultura (UTRA) em Sorriso. Anunciada em 22 de maio, a UTRA está diretamente ligada à Superintendência Estadual do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), e tem como objetivo oferecer serviços essenciais para a produção agrícola na região. A cerimônia de inauguração contará com a presença do ministro Carlos Fávaro e será realizada às 9 horas, na sede da Secretaria de Agricultura, Ciência e Tecnologia (Samatec) do Município.

A UTRA desempenhará um papel fundamental no controle de produção, garantia de qualidade e promoção do desenvolvimento regional em 50 municípios, abrangendo uma extensa região que se estenderá do Xingu até Sapezal. A iniciativa busca fortalecer e impulsionar o setor agrícola, que desempenha um papel vital na economia local.

Sorriso, com seus 600 mil hectares de área produtiva, é reconhecido pela produção de commodities como soja, milho e algodão. Segundo o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), as estimativas de produção para a safra 20/21 são de 2,1 milhões de toneladas de soja, 3,5 milhões de toneladas de milho e 167 mil toneladas de algodão.

Após a inauguração da UTRA, o ministro Carlos Fávaro e sua comitiva participarão, às 10 horas, do lançamento do Projeto Setorial de Promoção das Exportações do Farelo de Milho 2023/2025, no Sindicato Rural. O evento é organizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) em parceria com a União Nacional do Etanol de Milho (Unem). A iniciativa visa promover os produtos brasileiros no mercado internacional e atrair investimentos estrangeiros para o setor.

Os dados divulgados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) no 7º Levantamento da Safra de Grãos, em 13 de abril, revelam um cenário promissor para a produção de grãos no Brasil no ciclo 2022/23. A estimativa é de uma produção total de 312,5 milhões de toneladas, representando um aumento de 40,1 milhões de toneladas em relação à temporada anterior, o que configura um crescimento de 15%. Além disso, a área plantada também registra um aumento, chegando a 77 milhões de hectares, um acréscimo de 2,5 milhões de hectares em relação ao ano anterior.

A inauguração da UTRA e o lançamento do projeto de promoção das exportações do farelo de milho fortalecem o potencial agrícola da região, destacando a importância do setor para o desenvolvimento econômico e a projeção de Mato Grosso como um importante polo agropecuário no país.

Veja também

Casa do Mel inaugura neste sábado em frente à Praça da Juventude

Feijoada das Mães beneficente: ajude o pequeno Daniel a enxergar o futuro

Dois menores de idade são detidos pela Polícia Militar com entorpecentes

Polícia detém suspeita por uso ilícito de drogas durante operação integrada em Sorriso

Atleta sorrisense Eduardo Furtado participa do Meeting Paralímpico Loterias Caixa 2024 no Rio de Janeiro

Caminhonete roubada há 12 anos é recuperada pela PRF em Sorriso