Abafa Amazônia: Sesp deflagra operação integrada para combater queimadas ilegais na região Norte

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) deflagrou na tarde desta terça-feira (03.11) a operação integrada Abafa Amazônia, para combater incêndios florestais e queimadas irregulares em seis municípios da região Norte de Mato Grosso. 

O lançamento ocorreu em Nova Ubiratã e, além da cidade, os municípios de Feliz Natal, Paranatinga, Gaúcha do Norte, Vera e Santa Carmen também terão ações de fiscalização que tem como principal objetivo a responsabilização dos autores de infrações e crimes ambientais por uso ilegal de fogo. Até o momento, 30 pontos monitorados na região são alvo da operação.

Presente durante o lançamento, o secretário adjunto de Integração Operacional da Sesp-MT, coronel PM Victor Fortes lembrou de outras edições da mesma operação, a exemplo do ano anterior, quando foi lançada em Sorriso.

“No ano passado nós tivemos realmente uma operação nesse mesmo porte lançada no município de Sorriso e esse ano resolvemos fazer aqui em Nova Ubiratã, exatamente porque a nossa proposta é intensificar esse tipo de ação e mostrar a presença do Estado no combate aos incêndios florestais e com toda a estrutura e o suporte que a gente pode trazer aqui para o município”, disse o secretário adjunto.

Quero parabenizar o emprenho de todos os profissionais envolvidos nessa grande operação, tenho que agradecer ao apoio, principalmente de toda a imprensa aqui do município de Nova Ubiratã e da Região Norte do estado e deixar muito claro que podem contar com a Secretaria de Segurança Pública para qualquer ação e que a nossa missão aqui é exatamente de prover a segurança em todos os municípios, não só em Nova Ubiratã, mas em todo o estado de Mato Grosso.

A iniciativa da Sesp-MT por meio do Comitê Temporário Integrado Multiagências de Coordenação Operacional (Ciman) reúne as forças de segurança do Corpo de Bombeiros Militar (CBM), da Delegacia Especializada de Meio Ambiente da Polícia Judiciária Civil (Dema/PJC), do Batalhão Ambiental da Polícia Militar, além da Polícia Militar local e da Força Tática, da Politec e do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp). 

Além disso, a operação também contará com o reforço das ações fiscalizatórias da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e de logística da Defesa Civil Estadual. O efetivo total empregado é de 41 servidores e de 15 viaturas que atuarão até o dia 13 de novembro.

A operação encerra as atividades do Ciman, que neste ano operou em diversas frentes de atividades, em especial nas queimadas irregulares e até mesmo em resgate de animais em decorrência do fogo, como lembra o coordenador-geral do Ciman, tenente-coronel BM Dercio Santos.

“Essa operação vem fechar esse circuito de vida do Ciman, circuito esse que teve potenciais ações de combate, onde as equipes fazem otimização de recursos, deliberação de estratégias conjuntas para o combate ao fogo e várias outras operações foram surgindo, como o resgate de animais silvestres, por exemplo. E hoje aqui a expectativa é que nós possamos com esses 41 agentes incialmente, com as 15 viaturas, atingir os 30 pontos que são os objetivos operacionais iniciais da Operação Abafa 2020”, destacou o coordenador-geral do Ciman.

Nomenclatura

O nome “Abafa” faz referência a um dos métodos de combate ao fogo que consiste na retirada do comburente da mistura, levando à extinção das chamas. A operação está prevista no Plano de Operações para a Temporada de Incêndios Florestais – POTIF 2020, inserido na fase de Responsabilização, uma das quatro etapas do ciclo operacional, sendo elas Prevenção, Preparação, Resposta e Responsabilização, que perduram durante o ano todo.

Veja também

Operação cumpre 90 prisões em três estados contra alvos investigados por tráfico e associação criminosa em Sorriso

Suspeito de homicídio ocorrido em Sorriso é preso pela PJC em Belo Horizonte

Polícia Militar prende suspeito por estupro de vulnerável contra duas irmãs de 5 anos

Sorriso: quatro casos de estelionato são registrados na Delegacia de Polícia Civil

Tenente Coronel Jorge Almeida fala sobre reforços policiais para mais uma Operação Vitae em Sorriso

Trabalhadores encontram produtos furtados no prédio que abrigará o centro de hemodiálise de Sorriso