Alvo da PF, ex-vereador bolsonarista tenta agredir jornalista de Sorriso com soco por pedir votos a Lula em MT

Uma jornalista alegou ter sido agredida na segunda-feira (19) por um empresário e ex-vereador de Itanhangá (150 km de Cuiabá), após uma discussão motivada por questões políticas. Bolsonarista, o homem teria ficado irritado com a mulher, que estava em uma ação eleitoral juntamente com um candidato a deputado estadual da região, pedindo votos para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A vítima é a jornalista Cláudia Aparecida Sarubo, que atualmente trabalha na coordenação de campanha do vereador de Sorriso (420 km de Cuiabá) e candidato a deputado estadual Wanderley Paulo da Silva (PP). Ela alegou ter sido agredida pelo empresário Elizeu Francisco de Oliveira, proprietário do Supermercado D&A, em Itanhangá. O episódio teria ocorrido em frente ao estabelecimento, durante uma ação eleitoral.

“Meu carro estava estacionado no Supermercado D&A. Quando fui buscar, o ex-vereador e empresário começou a me agredir com palavras de baixo calão, falando que não queria carro de ladrão no estabelecimento, e que estávamos sujando a cidade. Quando percebi que ele estava alterado, comecei a gravar em vídeo. Foi quando ele me deu um soco, querendo atingir meu rosto, mas pegou em meu braço. Depois, ele tentou tirar o adesivo”, relatou.

Cláudia Sarubo contou que tentou fazer um boletim de ocorrência em Itanhangá, mas não o fez porque o sistema da delegacia não estava funcionando. O mesmo ocorreu em Tapurah, de acordo com a jornalista.

Elizeu de Oliveira é ex-vereador de Itanhangá e foi um dos presos durante a deflagração da Operação Terra Prometida, em 2014, pela Polícia Federal. Na ocasião, 52 pessoas tiveram a prisão decretada por suspeita de envolvimento em fraudes em terras da União. De acordo com as investigações à época, fazendeiros e empresários suspeitos de explorar terras destinadas à reforma agrária na região para monoculturas, como de soja e de milho.

Segundo a acusação, os fazendeiros e empresários quando se interessavam por lotes do projeto de assentamento procuravam os beneficiários da reforma agrária para negociar com eles a desistência de suas áreas, pressionando-os com propostas de compra por valores abaixo dos praticados no mercado. A argumentação utilizada para pressionar os assentados era de que se tratava de um negócio de alto risco.

Veja também

Prefeita no Nortão renuncia mandato por não aceitar Lula como presidente

Mauro Mendes é empossado governador: “Quero um Estado que seja ainda mais eficiente para entregar políticas públicas para o cidadão”

Diplomação de candidatos eleitos ocorrerá dia 15 de dezembro

Relatório das Forças Armadas sobre as eleições 2022 no Brasil é encaminhado ao TSE

Mendes: “Torcer por insucesso de Lula seria torcer contra o País”

Lula é oficialmente confirmado como presidente eleito do Brasil