Mendes: “Torcer por insucesso de Lula seria torcer contra o País”

O governador Mauro Mendes (UB) afirmou que o presidente da República eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), precisa atuar em cooperação com os estados para entregar resultados aos cidadãos brasileiros e mato-grossenses.

Em entrevista ao Jornal da Manhã, da Jovem Pan nacional, na manhã desta segunda-feira (31), o gestor defendeu que o petista tenha foco em compreender e solucionar os problemas do Brasil, e não em questões ideológicas.

Nesta eleição, Mendes apoiou o atual presidente Jair Bolsonaro (PL), ajudando a aumentar a votação em Mato Grosso de 59% para 65%. Porém, não foi o suficiente para a reeleição.

“O desafio é o presidente Lula ter a capacidade de fazer uma agenda para o Brasil e não uma agenda para setores específicos, não olhar muito para a esquerda nem para a direita, e sim para os problemas do Brasil”, disse.

“Compreendendo os desafios que temos para tornar esse país o país do presente, e não o país do futuro, futuro que está distante de acontecer para a maioria dos brasileiros”, acrescentou.

Mendes defendeu que Lula trabalhe para diminuir a polarização e, assim, pacificar o país. Ele, ainda, que irá cooperar com a gestão do petista e que torce para que dê certo. Para Mendes, torcer contra seria ruim para o País.

“O Lula quando foi presidente, pegou o mundo em um momento muito bom, com uma janela de crescimento, tudo dando certo no mundo. Diferente daquele momento, vamos pegar uma economia mundial que passa por um stress que terá consequências econômicas. E quando você tem dificuldade, você tem que aumentar a capacidade de conversa com a sociedade”, disse.

“Vamos cooperar com isso, afinal, quem quer o bem do Brasil não pode torcer pelo mal daqueles que foram eleitos. Torcer para o insucesso do presidente Lula seria torcer contra o Brasil, torcer para que nós percamos esse jogo, que vai trazer graves consequências para a maioria dos brasileiros. Vamos dialogar, vamos cooperar para que nós possamos juntos para dar os resultados que o Brasil precisa”, afirmou.

Mendes disse, ainda, que a atual gestão do Governo do Estado construiu as condições para “caminhar com as próprias pernas”, mas que a parceria com o Governo Federal é importante para reforçar os investimentos em prol da população.

“Fizemos aquilo que é necessário para cumprir o nosso papel com o cidadão, recuperamos a capacidade do Estado em investir, fechamos dois anos consecutivos investindo 15% da Receita Corrente Líquida e ano que vem vamos investir nesse mesmo patamar”, afirmou.

“O relacionamento com o Governo Federal é importante, mas não somos mais dependentes de verbas que possam ou não ser liberadas. Vamos continuar um ritmo acelerado de investimentos, crescendo o nosso PIB e cumprindo o nosso papel com os mato-grossenses”, disse.

Sinergia

Para Mendes, a sinergia entre o Poder Público federal, estadual e municipal é necessária para beneficiar o cidadão, tendo em vista o cenário de crise econômica que já atinge partes do mundo e deve chegar também ao Brasil.

“O cidadão quer que Governo Federal, Estados e municípios funcionem bem. Afinal, todos nós pagamos impostos para que o Poder Público preste serviço de qualidade. E quando você tem essa sinergia, você pode otimizar a aplicação do dinheiro público e dar um retorno melhor ao cidadão. Vamos dialogar, vamos cooperar, vamos respeitar democraticamente o resultado das urnas”, disse.

Em Mato Grosso, de acordo com Mendes, a principal demanda continua sendo a Infraestrutura e o Governo Federal pode auxiliar a diminuir o gargalo.

“Somos o maior produtor do país, respeitando o Código Florestal, e essa capacidade de produzir depende de mais Infraestrutura e precisamos do apoio do Governo Federal para melhorar ainda mais”, completou.

Veja também

Prefeita no Nortão renuncia mandato por não aceitar Lula como presidente

Mauro Mendes é empossado governador: “Quero um Estado que seja ainda mais eficiente para entregar políticas públicas para o cidadão”

Diplomação de candidatos eleitos ocorrerá dia 15 de dezembro

Relatório das Forças Armadas sobre as eleições 2022 no Brasil é encaminhado ao TSE

Lula é oficialmente confirmado como presidente eleito do Brasil

Resultados das eleições 2022: veja os governadores eleitos no segundo turno