Atraso no plantio de soja da safra 23/24 pode impactar safra de milho em MT

O plantio de soja da safra 2023/2024 em Mato Grosso alcançou 60% na última sexta-feira, 20 de outubro. Em relação à safra passada, a semeadura no estado está atrasada em 6,94 pontos percentuais. Os dados são do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

Segundo o vice-coordenador da Comissão de Defesa Agrícola da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), Jorge Diego Giacomelli, o atraso da semeadura nesta safra se deve à irregularidade da chuva no estado. Além disso, Giacomelli prevê que o atraso possa afetar a safra subsequente, que é a do milho.

“A semeadura da soja está atrasada pelo fator clima. As chuvas estão realmente muito irregulares. Na maioria das regiões não caíram volumes suficientes ainda para dar início ao plantio. Então o clima está comprometendo essa abertura de plantio” disse.

“A segunda safra que seria milho, ela depende de uma janela ideal também e como você já atrasa na soja, você vai colher a oleaginosa mais tarde. Se conseguir plantar esse milho, já não vai plantar numa janela ideal, o que pode afetar a produtividade lá na frente e não entregar os resultados que o produtor estava esperando “, completou.

SEMEADURA EM CADA REGIÃO

Dentre as sete regiões de Mato Grosso, que estão semeando a soja, compostas por Centro-Sul, Médio-Norte, Nordeste, Noroeste, Norte, Oeste e Sudeste, quem registra a maior área plantada até o momento é a região Médio-norte, plantando 80,21% de sua área.

Na sequência, a região Oeste aparece com 79,91% de sua área semeada. A terceira região que mais plantou até o momento é a Noroeste, com 60,49% semeado. Na quarta colocação aparece a Centro-Sul, com 58,94% plantado.

Logo após aparece a região Norte, que semeou 52,93% de sua área. A região é seguida pela Sudeste, que alcançou 41,99% da semeadura. Por último, quem menos plantou até o momento foi a região Nordeste, com 39,91% semeado.

ESTIMATIVA DA SAFRA 23/24

Segundo o Imea, Mato Grosso deve colher 43,78 milhões de toneladas de soja na safra 2023/2024, um milhão a menos que na safra passada. A oleaginosa deve ser plantada em uma área de 12 milhões de hectares. A produtividade deve ser de 59,7 sacas por hectare.

Veja também

Mapa acata recomendação do MPF de não autorizar mudanças no vazio sanitário da soja

Brasil deve exportar 96 milhões de toneladas de soja em 2024, diz consultoria

Chuva pode causar transtornos em áreas produtoras de soja nos próximos dias

Produtores em MT estimam quebra na receita de quase 50% e medidas de socorro anunciadas pelo governo federal não são suficientes para conter crise

Nova Ubiratã: mutirão aponta a produtores rurais facilidade para regularização ambiental com CAR Digital

Azeite falsificado: governo barra entrada de 20 mil litros no Brasil