Com o fim da greve na Educação Federal, estudantes do IFMT voltam às aulas nesta semana

Na última quinta-feira, o Sindicato Nacional dos Servidores da Educação Federal (Sinasefe), que representa técnicos e professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), assinou, um termo de acordo com o governo federal que põe fim à greve nacional após 86 dias de paralisação. Nesta semana, as unidades do IFMT estão retomando suas atividades conforme cronograma individual de cada unidade.

A categoria deflagrou a greve no começo do mês de abril, reivindicando a recomposição orçamentária das instituições de ensino, a recomposição dos salários defasados pela inflação, reestruturação de carreiras e revogação de portarias e decretos que direta ou indiretamente precarizam o serviço nas instituições de ensino.

Como resultado do movimento, o governo assumiu o compromisso de reajustes lineares de 9% em 2025 e de 5% em 2026, além de reestruturação das carreiras e revogação de algumas das medidas indicadas pelos grevistas. Já na pauta de orçamento das instituições, o governo se comprometeu a reforçar os recursos para institutos e universidades federais ainda este ano.

No IFMT Campus Sorriso, a greve teve início no dia 08 de abril e as aulas serão retomadas amanhã (02/07). Nesta segunda-feira, os servidores já voltaram às atividades administrativas e de planejamento para dar sequência ao ano letivo.

Veja também

Evento promove inclusão e acessibilidade para essoas com deficiência em Sorriso

Prefeito Ari Lafin esclarece mal-entendido sobre acusação de fake news em entrevista à Sorriso FM

Promotor Criminal destaca alto índice de feminicídios no Brasil: “Uma mulher é morta a cada 30 minutos”

Vereador Wanderley Paulo falou à Voz do Povo sobre participação no lançamento do Plano Safra

Motociclista é atropelado por própria carretinha em acidente inusitado em Sorriso

PM de Sorriso prende suspeitos instalando câmeras de vigilância para organização criminosa