Corpo de Bombeiros intensifica ações para segurança durante período de festas

O Corpo de Bombeiros de Mato Grosso (CBMMT) intensificou até o dia 2 de janeiro as ações preventivas em todo o estado para reforçar a segurança da população e prevenir acidentes no período de festividades de final de ano. A “Operação Final de Ano” segue até o dia 2 de janeiro.

Durante a operação, o CBMMT conta com um efetivo reforçado e equipes especializadas em diferentes áreas, como prevenção e combate a incêndios, resgate e salvamento, e atendimento pré-hospitalar.

Estrategicamente, foram estabelecidos pontos de atuação em locais de maior concentração de pessoas, tais como áreas turísticas, praias, praças e eventos públicos.

“Com a chegada das festas e confraternizações de final de ano, é comum observar uma maior concentração de pessoas em lugares públicos, o que demanda uma atenção redobrada com a segurança  dos cidadãos. Portanto a presença ativa nesses locais é essencial para garantir a prevenção de possíveis ocorrências”, destacou o comandante-geral do CBMMT, coronel Alessandro Borges Ferreira.

Orientações

Entre as orientações do Corpo de Bombeiros para esse período de festas está o cuidado com o manuseio de fogos de artifício. O uso inadequado desses artefatos explosivos pode resultar em acidentes graves e danos à propriedade.

O ideal é não soltar fogos em casa para evitar acidentes, mas, se quiser fazê-lo, nunca o faça em ambientes fechados, e quando o fizer em ambientes abertos, atente para a sua segurança e a dos outros, seguindo à risca as instruções da embalagem.

O material não deve ser manejado próximo a aglomerações – é fundamental procurar um local mais afastado, pois muitos acidentes acontecem devido a falhas ou efeito retardo dos fogos de artifício, tão menos próximo a rede de energia elétrica, a hospitais e a locais de concentração de público.

Além disso, não acenda bombas na mão. Utilize uma base segura e o acenda com segurança.

Veja também

Sorriso: bebê de 3 meses morre após ser amamentado durante madrugada

Polícia Militar prende homem após confessar morte em Ipiranga do Norte

Politec descarta ataque de onça e confirma sinais de tiros e facadas em corpo de caseiro

Vereador Wanderley Paulo e Diretor do IFMT Sorriso anunciam investimentos em inovação

Psicóloga sorrisense Alexandra Andraski destaca importância da participação familiar na escola

Dr. Angelo Demarco compartilha insights sobre avanços em odontologia no programa A Voz do Povo