Deputado Neri Geller tem mandato cassado pelo TSE e fica inelegível por 8 anos

O deputado Neri Geller (PP-MT) teve o mandato cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nesta terça-feira (23/8), e está inelegível por oito anos — ele é candidato ao Senado Federal. A Corte entendeu que houve “triangulação” da arrecadação de recursos durante a campanha eleitoral em 2018, por conta da doação de R$ 1,3 milhão para candidatos a deputados estaduais.

A decisão foi unânime. Geller ainda pode recorrer da decisão no Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo indicou o Ministério Público Eleitoral (MPE) de Mato Grosso, ele ultrapassou o limite de doações permitido na campanha. Na ação, o órgão sustentou que, por meio da quebra do sigilo bancário e fiscal do político e do filho dele, Marcelo Geller, foi verificada a “triangulação” entre as contas dos dois, e de dinheiro recebido de empresas para a campanha, fora do período permitido para arrecadação de pessoa jurídica.

Ainda segundo o Ministério Público, o parlamentar também teria “disfarçado” recursos recebidos como sendo oriundos da atividade como produtor rural. Com a decisão do TSE, Gisela Simona (Pros) assume a vaga de Geller na Câmara dos Deputados.

A assessoria de imprensa do parlamentar afirmou, por meio de nota, que a defesa do deputado está analisando a decisão da Justiça. Confira
Sobre o julgamento do TSE, desta terça-feira (23.98), há que se declarar que:
– O deputado federal Neri Geller foi cassado injustamente e prova irrefutável disso foi a decisão em cima de um pedido que sequer fazia parte dos autos.
– Geller foi condenado por ser produtor rural, e por natureza intrínseca, vender soja e milho.
– A partir da decisão do TSE, a assessoria jurídica do parlamentar continuará trabalhando pelos meios judiciais cabíveis ao caso.
Assessoria
Neri Geller

Veja também

Prefeita no Nortão renuncia mandato por não aceitar Lula como presidente

Mauro Mendes é empossado governador: “Quero um Estado que seja ainda mais eficiente para entregar políticas públicas para o cidadão”

Diplomação de candidatos eleitos ocorrerá dia 15 de dezembro

Relatório das Forças Armadas sobre as eleições 2022 no Brasil é encaminhado ao TSE

Mendes: “Torcer por insucesso de Lula seria torcer contra o País”

Lula é oficialmente confirmado como presidente eleito do Brasil