Dia de campo em Sorriso destaca a certificação de produtos da bacia leiteira

A busca por qualidade na produção de leite na região de Sorriso ganha destaque com o evento “Dia de Campo Unidade Demonstrativa Sítio Via Láctea”, realizado nesta quarta-feira (27) pela Secretaria de Agricultura Familiar e Segurança Alimentar (Semasa). Com o intuito de orientar produtores e interessados sobre as melhores práticas na produção de leite e a importância da certificação de produtos da bacia leiteira, o evento acontece no lote 210 do Assentamento Jonas Pinheiro (Poranga) e oferece inscrições gratuitas a partir das 7h.

Especialistas do setor agropecuário compartilharão conhecimentos valiosos durante o evento. Entre os tópicos em destaque estão o manejo e a alimentação de gado leiteiro, boas práticas de ordenha e o processo seguido pelos pequenos produtores para obter a certificação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar e de Pequeno Porte (Susaf), e o Selo Arte, criado para garantir a qualidade dos produtos artesanais produzidos em Mato Grosso.

A médica veterinária da Semasa, Marianna Pinto Sartori, enfatiza a importância do evento: “Nesse encontro, iremos demonstrar que é sim possível manter um alto padrão de qualidade independentemente da extensão de área da propriedade. Isso porque a questão da rentabilidade está diretamente atrelada à responsabilidade e ao respeito ao bem-estar animal, bem como aos cuidados com o espaço onde o produto é manuseado.”

O Secretário de Agricultura Familiar e Segurança Alimentar, Marlon Zanella, realça o papel fundamental da bacia leiteira na geração de emprego e renda na região. Ele ressalta que os programas desenvolvidos pela Administração Municipal têm fortalecido ainda mais o setor, beneficiando mais de 380 pequenas propriedades atendidas pelas equipes da Semasa. Entre esses programas estão o Horta Viva, Ave Caipira+ Leite, + Corte, + Peixe, VitaMel e Frutifica.

O “Dia de Campo Unidade Demonstrativa Sítio Via Láctea” conta com o apoio de importantes parceiros, incluindo o Clube Amigos da Terra (CAT), Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), IDH Transforming Markets, Krapp Melhoramento Genético, Cooperativa Cresol e a Rede Rural Distribuidora.

Esse evento promete ser uma oportunidade valiosa para os produtores locais aprimorarem suas técnicas de produção de leite e garantirem produtos de alta qualidade da bacia leiteira de Sorriso.

Veja também

Empaer prorroga consulta pública e amplia participação no Plano Estratégico 2026-2033

Cooperriso reinaugura quitanda na Incubadora Sorriso com produtos da agricultura familiar

Seaf apoia a produção de mel e Alta Floresta promove integração entre apicultores e meliponicultores da Amazônia Mato-grossense

Apicultores de Sorriso recebem 528 caixas e kits de proteção por meio do programa VitaMel

Sorriso: contribuintes têm até 30 de setembro para entregar a DITR 2025

Governo de Mato Grosso isenta taxa de inscrição estadual para produtores rurais