Eleições 2022: Ministério Público de MT realiza campanha de combate às fake news

Com o objetivo de conscientizar e alertar a população mato-grossense acerca das consequências causadas pela disseminação de fake news durante o período eleitoral, o Ministério Público do Estado de Mato Grosso iniciou, nesta quarta-feira (14), a divulgação da campanha informativa “Não caia em fake news” nas redes sociais e junto à imprensa.

A iniciativa é do Departamento de Imprensa e Comunicação Social e do Centro de Apoio Operacional (CAO) Eleitoral, em parceria com o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), que cedeu o material de divulgação.

Composto por histórias em quadrinhos em forma de carrossel e vídeos explicativos, o material da campanha visa aprimorar a capacidade do cidadão de identificar notícias falsas ou com conteúdo duvidoso e inibir o compartilhamento impulsivo de notícias sem verificação prévia, além de informar os eleitores sobre como reportar casos de fake news às autoridades competentes. A campanha será veiculada às segundas, quartas e sextas-feiras, até a véspera do primeiro turno das eleições. Ao longo desse período, os posts da campanha serão identificados pela hashtag oficial #MPMTcontraFakeNews.

“Se por um lado a liberdade de expressão é um dos pilares da democracia, de outro, as fake news representam uma das mais sérias ameaças ao Estado Democrático de Direito, pois tem o objetivo de transformar mentiras em verdades, corromper os valores sociais e desestabilizar as instituições republicanas”, afirmou o procurador-geral de Justiça, José Antônio Borges Pereira, ao destacar a importância da campanha.

“Não devemos acreditar em tudo que recebemos pelo WhastApp ou por qualquer outra mídia que estamos acostumados a utilizar. É sempre importante se questionar, parar, pensar, ter um pensamento crítico, verificar se aquela notícia é efetivamente verdadeira antes de compartilhar”, orienta a promotora de Justiça Patrícia Eleutério Campos Dower, integrante do CAO Eleitoral. (da assessoria)

Veja abaixo o primeiro vídeo da campanha.

 

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