Em Lucas, Secretário defende integração entre Estado e municípios para aumentar a segurança pública

Cumprindo agenda no município de Lucas do Rio Verde (330 km ao Norte de Cuiabá,) nesta sexta-feira (26.06), o secretário de Estado de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, participou de diversas entregas de obras que resultarão em mais segurança para a cidade e, consequentemente, para a região.

Uma delas, que faz parte do Programa Lucas Protegida, do Executivo Municipal, é o Centro de Operações de Segurança (COPS), equipado com uma sala de videomonitoramento, anexa ao Batalhão da Polícia Militar (PM-MT) local. Ao todo, 54 câmeras monitoram a área urbana do município.

Na oportunidade, Bustamante defendeu a integração entre Estado e municípios e a utilização da tecnologia a favor da Segurança Pública, avaliando Lucas do Rio Verde como exemplo a ser seguido pelos demais.

“O município de Lucas é um grande parceiro da segurança pública e esse sistema de videomonitoramento que está sendo lançado é de extrema importância. Cada ponto de fiscalização é equivalente à segurança de quatro policiais e o que precisamos é isso: aumentar o efetivo sem ter que necessariamente contratar mais pessoas”, pontuou o titular da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT).

Toda a estrutura conta com um software inteligente que faz o reconhecimento das placas dos veículos e cruza com dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Futuramente, o sistema também será interligado ao Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), que funciona na sede da Sesp-MT, em Cuiabá.

Assim, se um carro for roubado, por exemplo, fica mais fácil localizá-lo, já que o software emite um sinal de alerta tanto para o COPS, quanto para os smartphones dos policiais militares que estão em serviço. Além de crimes que a central pode evitar, o trânsito também pode ser melhorado, porque o mecanismo gera relatórios de trânsito por hora, dia, semana, mês e assim por diante.

O prefeito do município, Luiz Binotti, agradeceu a presença do secretário para, juntos, realizarem as entregas. Ele lembrou que Lucas do Rio Verde foi o primeiro município do interior mato-grossense a criar uma Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito.

“Nós criamos aqui a primeira Secretaria de Segurança do interior do Estado de Mato Grosso, que trouxe um grande avanço na questão de segurança para toda a nossa sociedade, especialmente para as pessoas que vivem aqui em Lucas do Rio Verde. Nós temos também uma dedicação especial com a Guarda Municipal e queremos transformar ela em uma guarda armada, com menos efetivo e fazendo mais”, frisou o prefeito.

Violência contra a Mulher

Bustamante também participou da entrega de duas salas específicas para o atendimento de mulheres vítimas de violência doméstica e que são atendidas pela Patrulha Maria da Penha. As salas ficam localizadas na Delegacia de Lucas do Rio Verde e são fruto de uma iniciativa da primeira-dama do município, Rafaela Frizzo, e da Secretaria Municipal de Assistência Social.

De acordo com o delegado local, Daniel Nery, 30% da demanda total atendida pela delegacia tratam-se de casos de violência contra mulher, daí a necessidade deste espaço pensado para o acolhimento das vítimas. Também presente nas entregas, o delegado-geral da Polícia Judiciária Civil (PJC), Mário Demerval, agradeceu o esforço do Executivo Municipal.

“Agradecemos ao senhor, prefeito, que tem dado exemplo aqui no município. Eu tenho rodado o estado inteiro e só para se ter uma ideia, nós construímos de forma alternativa um total de sete delegacias, tal qual é feito em Sorriso, com um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) e recursos da Prefeitura e as coisas vão acontecendo. E aqui o senhor cumpre um papel importante, com uma postura séria, proativa e finalística: o senhor faz as coisas acontecerem”, disse Demerval.

Outras entregas

Ainda durante a agenda, prefeito e secretário da Sesp-MT lançaram a pedra fundamental que dará início à construção do quartel do 13º Batalhão da Polícia Militar. Em uma área total de 18 mil metros quadrados, em uma localização estratégica da cidade, o batalhão também abrigará futuramente a Escola Militar que já funciona na cidade com 355 alunos. Com a nova sede, serão ampliadas para 1.200 vagas.

“Durante muito tempo, esquecemos do papel social que a Polícia Militar e os Bombeiros possuem. E hoje o que nós queremos é fazer essa aproximação, seja por meio da Escola Militar ou seja pelos nossos projetos, como é o caso do Rede Cidadã, Bombeiros do Futuro, entre outros”, disse Bustamante.

Inclusive, o projeto Bombeiros do Futuro também foi beneficiado com as entregas realizadas. A 13ª Companhia Independente de Bombeiros Militar teve a entrega de uma sala de aula que atenderá a 60 alunos do projeto.

Além disso, com o apoio de empresários, da Prefeitura e do Governo do Estado, o muro da instituição, totalizando 270 metros, também foi entregue. E, por fim, a reforma do almoxarifado da corporação.

“O Estado tem feito grande investimento em novas estruturas, investimentos importantes para a sociedade mato-grossense. A execução de todas essas melhorias é para a sociedade. Aquela sala é para atender a juventude da região, justamente para dar um norte para essas crianças para que elas não tenham desvio de conduta ao longo da sua caminhada. Só temos a agradecer os investimentos da Sesp, da Prefeitura e de empresários”, comemorou o comandante do Corpo de Bombeiros Militar, coronel BM Alessandro Borges.

Também participaram das entregas os deputados estaduais Sílvio Fávero e Xuxu Dalmolin, o secretário adjunto de Integração Operacional da Sesp-MT, coronel PM Victor Fortes, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel PM Jonildo José de Assis, e vereadores do município.

Veja também

Mulher é encontrada morta em apartamento no Bairro Santa Isabel, em Cuiabá

Operação Policial resulta na prisão de suspeito com mandado em aberto no bairro Novos Campos

Investigação revela falta de registro das armas utilizadas em homicídio em Peixoto de Azevedo

Grupo criminoso é preso em flagrante adulterando carga de 50 t de farelo de soja que iria para porto em SC

Operação Policial desmantela ponto de tráfico de drogas na zona rural de Sorriso

Polícia Civil prende homem investigado por estupro de vulnerável contra filha e enteada