Repressão qualificada ao crime organizado resulta em 235 prisões pela Polícia Civil durante 2022

O enfrentamento ao crime organizado realizado pela Polícia Civil de Mato Grosso encerrou o ano de 2022 com 35 operações e 235 prisões, entre flagrantes e por mandados. Esse trabalho qualificado é realizado pela Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO), que atua com investigações especiais nas áreas de atribuição da unidade – organizações criminosas, extorsão mediante sequestro, roubos e furtos contra instituições financeiras, de defensivos agrícolas e de cargas.

Entre as apreensões realizadas em operações estão 116 toneladas de defensivos agrícolas e 90 toneladas de cargas (soja, milho, sal e óleo) que foram desviadas, furtadas ou roubadas.

Também foram apreendidos pela unidade, 71 veículos, 28 armas de fogo, mais de R$ 627 mil em dinheiro, 524 munições de diferentes calibres e 373 quilos de substâncias entorpecentes e emulsões de explosivos.

De acordo com o delegado titular da GCCO, Vitor Hugo Bruzulato Teixeira, a atuação investigativa realizada pela gerência resultou também no bloqueio de 8 milhões de reais em contas bancárias de pessoas investigadas, bem como o sequestro de imóveis, avaliados em 3 milhões. “Todo o trabalho desenvolvido pela equipe da unidade ao longo deste ano resultou em um aumento de 42,4% nas prisões em comparação ao ano passado e também no aumento de 515% na apreensão de defensivos agrícolas em relação a 2021”, explicou o delegado.

Entre os destaques nas operações realizadas pela GCCO neste ano está a Safra 2, de combate aos crimes de furto de cargas de soja e milho em Mato Grosso.

A operação foi desencadeada em setembro com o cumprimento de 26 ordens judiciais contra os alvos investigados por associação criminosa, furto qualificado, receptação qualificada, falsificação de documento e falsidade ideológica.

O inquérito policial foi concluído e contou com mais de quatro mil páginas de documentos resultou em 79 pessoas investigadas entre caminhoneiros, aliciadores e empresários. O grupo criminoso causou um prejuízo superior a R$ 16 milhões de reais a diversas empresas transportadoras e seguradoras ligadas ao setor do agronegócio mato-grossense e agia, aliciando motoristas de caminhões.

 

Veja também

Polícia Militar prende homem após confessar morte em Ipiranga do Norte

Politec descarta ataque de onça e confirma sinais de tiros e facadas em corpo de caseiro

Mulher é encontrada morta em apartamento no Bairro Santa Isabel, em Cuiabá

Operação Policial resulta na prisão de suspeito com mandado em aberto no bairro Novos Campos

Investigação revela falta de registro das armas utilizadas em homicídio em Peixoto de Azevedo

Grupo criminoso é preso em flagrante adulterando carga de 50 t de farelo de soja que iria para porto em SC