Foragido, acusado de matar empresário em MT é preso em SC

Maruan Fernandes Haidar Ahmed, de 22 anos, foi preso em flagrante nesta segunda-feira (9) durante uma operação da Polícia Civil de Santa Catarina contra o tráfico internacional de drogas.

Ele estava foragido da Justiça de Mato Grosso desde julho de 2021 por descumprir medidas cautelares no processo que responde pelo assassinato do empresário Fábio Batista da Silva.

O crime ocorreu em dezembro de 2018, em Rondonópolis (a 215 km de Cuiabá), após a vítima reclamar do farol alto do carro de Maruan em uma distribuidora.

Além do rapaz, a Polícia Civil de Santa Catarina prendeu outras seis pessoas em flagrante pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico, porte ilegal de arma de fogo de uso restrito e uso de documento falso.

Segundo a Polícia Civil catarinense, o objetivo da operação foi capturar integrantes de uma organização criminosa suspeita de atuar na fronteira entre o Brasil e o Paraguai. Maruan faria parte do grupo.

A ação foi deflagrada pela a Delegacia de Repressão ao Crime Organizado da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DRACO/DEIC/PCSC) e contou o apoio da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais da Polícia Civil de Santa Catarina.

 

Foragido

Maruan foi preso em fevereiro de 2020 por determinação do juiz Wagner Plaza Machado Junior, da 1ª Vara Criminal da Comarca de Rondonópolis.

Um mês depois, no entanto, os desembargadores da Terceira Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Mato Grosso acolheram habeas corpus da defesa e reverteram a prisão por medidas cautelares .

Em julho do ano passado, o juiz Wagner Plaza determinou que Maruan seja levado a júri popular pelo crime e expediu um novo mandato de prisão contra ele.

Consta no processo, que “o réu se recusou cumprir as condições anteriormente impostas por força da liberdade concedida no habeas corpus, uma vez que descumpriu várias das medidas impostas no alvará”.

Desde então, ele era considerado foragido.

 

O crime

Câmeras de monitoramento do estabelecimento flagrou o crime e chocaram a população na época.

Nas imagens, é possível ver Marruan chegando no estabelecimento com uma caminhonete e parando o veículo perto das mesas usadas pelos clientes.

Em seguida, um funcionário da conveniência vai até a caminhonete e atende o motorista, que não desliga o carro e permanece no veículo com ele ligado.

Enquanto isso, alguns clientes reclamam da luz e fazem sinais para o motorista.

Logo depois, a vítima se levanta, vai até a caminhonete e bate no capô pedindo que o motorista desligue a luz. Ele faz sinais e, em seguida, quando caminha de volta para a mesa é atingido por um disparo e cai no chão.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e constatou o óbito.

Veja também

Mulher é encontrada morta em apartamento no Bairro Santa Isabel, em Cuiabá

Operação Policial resulta na prisão de suspeito com mandado em aberto no bairro Novos Campos

Investigação revela falta de registro das armas utilizadas em homicídio em Peixoto de Azevedo

Grupo criminoso é preso em flagrante adulterando carga de 50 t de farelo de soja que iria para porto em SC

Operação Policial desmantela ponto de tráfico de drogas na zona rural de Sorriso

Polícia Civil prende homem investigado por estupro de vulnerável contra filha e enteada