Governo Federal terá que adotar medidas para atender estrangeiros em Cáceres (MT)

O Governo Federal terá que adotar medidas concretas referente aos atendimentos relacionados à saúde de estrangeiros em Cáceres, a 250 km de Cuiabá, nos próximos 180 dias. A decisão é da Justiça Federal, que atendeu a um pedido do Ministério Público Federal (MPF).

A ação tem o objetivo de efetivar medidas que garantam a qualidade dos atendimentos aos moradores de Cáceres e região, e defender a utilização dos serviços de saúde por estrangeiros residentes em cidades na fronteira com o Brasil. A ação civil foi ajuizada em agosto de 2021.

Na decisão judicial, o governo lembra que foi instituído um grupo de trabalho para organizar o acesso dos bolivianos ao Sistema Único de Saúde (SUS) em Cáceres. Mas, segundo o magistrado Marcelo Elias Ferreira, não basta apenas criar o grupo de trabalho.

“São necessárias ações, diretrizes e medidas a serem indicadas pelas autoridades competentes, no sentido de orientar a organização dos sistemas locais de saúde”, explicou.

Assim, o juiz federal Marcelo Elias Ferreira julgou procedente o pedido do MPF em Cáceres e determinou que a União, no prazo de 180 dias, tome providências para esclarecer aos órgãos de saúde nas regiões de fronteira sobre o atendimento relacionado à saúde de estrangeiro, inclusive por meio de vasta divulgação dessas medidas.

Além disso, é preciso apontar quais serão as medidas que vão garantir a qualidade dos atendimentos aos residentes de Cáceres e região. E, se for necessário, viabilizar tratativas com o país vizinho e outras parcerias para possibilitar o atendimento.

Conforme a decisão judicial, em caso de possível apelação por parte do Governo Federal, esta não será suspensa e a sentença deve ser acatada.

Outro lado

A reportagem entrou em contato com o Ministério da Saúde e ainda aguarda posicionamento sobre a decisão.

Veja também

Sorriso: bebê de 3 meses morre após ser amamentado durante madrugada

Abalo sísmico de 3,2 graus é registrado em Ribeirão Cascalheira, Mato Grosso

Menor foge de abordagem policial e colide carro da mãe em rotatória no centro de Sorriso

Condições facilitadas são oferecidas pelo programa Refis Extraordinário II, do Governo de MT

Fazenda MT amplia obrigatoriedade de integração de Notas Fiscais com meios eletrônicos de pagamento

Prefeitura de Sorriso promoverá Pregão Eletrônico para serviços veterinários de castração e tratamento animal