Grupo que divulgava fake news contra governador de MT é alvo de operação da Polícia Federal e Polícia Civil

A Polícia Federal e a Polícia Civil de Mato Grosso deflagraram, na manhã desta quarta-feira (28), a Operação Misinform para cumprir mandado de busca e apreensão contra um grupo criminoso responsável por uma “central de pulverização” de conteúdos falsos – as chamadas fake news – relacionados ao atual governador do estado, Mauro Mendes (União Brasil), candidato à reeleição, e à família dele.

Segundo a Polícia Civil, a ordem judicial foi cumprida em uma casa de um bairro nobre de Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá. O grupo trabalha com a divulgação de material de marketing para políticos e empresas, especialmente por meio do aplicativos de troca de mensagens. Três pessoas foram encaminhadas à delegacia, espontaneamente, para serem ouvidas.

O delegado da PF em Rondonópolis, Otávio José Lima de Oliveira, destacou que a integração entre as duas instituições de Polícia Judiciária foi importante para chegar à de combate às notícias falsas, especialmente no período de eleições.

“De forma acelerada, as instituições atuaram e tivemos êxito em confirmar o teor das investigações de que há uma ação criminosa que opera no intuito de desinformar o eleitor nesta eleição”, explicou.

No imóvel, foram apreendidos aparelhos celulares, chips de telefonia móvel, cartões de memória, notebooks e material de fake news, como vídeos.

durante as buscas, foram apreendidos diversos aparelhos celulares, chips de telefonia móvel, cartões de memória, notebooks e material de fake news, como vídeos.  — Foto: Polícia Civil

O nome da operação – Misinform – significa “desinformar”, em latim.

A ordem judicial foi cumprida pela equipe da Polícia Federal em Rondonópolis, com apoio da Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Informáticos da Polícia Civil.  — Foto: Polícia Civil

Veja também

Polícia Militar prende homem após confessar morte em Ipiranga do Norte

Politec descarta ataque de onça e confirma sinais de tiros e facadas em corpo de caseiro

Mulher é encontrada morta em apartamento no Bairro Santa Isabel, em Cuiabá

Operação Policial resulta na prisão de suspeito com mandado em aberto no bairro Novos Campos

Investigação revela falta de registro das armas utilizadas em homicídio em Peixoto de Azevedo

Grupo criminoso é preso em flagrante adulterando carga de 50 t de farelo de soja que iria para porto em SC