Intimado, prefeito bolsonarista grava vídeo cancelando sorteio de carro

O prefeito de Tapurah, Carlos Alberto Capeletti (PSD), atendeu uma determinação judicial e publicou um vídeo se retratando e informando o cancelamento do sorteio de uma caminhonete zero quilômetro. O político prometia o veículo caso a cidade fosse a líder do Estado em percentual de votos para o presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição.

A determinação para que ele se retratasse foi feita pela juíza Ana Cristina Silva Mendes, auxiliar da propaganda eleitora no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT). A magistrada, na última segunda-feira (17), deu prazo de 24 horas em caráter improrrogável para que o prefeito se retratasse.

“Eu, Carlos Alberto Capeletti, em atendimento à decisão proferida pela Justiça Eleitoral, que entendeu que o sorteio de uma picape se o município de Tapurah obtiver o maior índice de votação em prol do candidato Jair Messias Bolsonaro, caracteriza propaganda irregular, de acordo com o Código Eleitoral, venho me retratar publicamente e informar o cancelamento do sorteio”, afirmou o prefeito, no vídeo.

De acordo com a magistrada, em sua decisão proferida na segunda-feira, era necessário que o prefeito se pronunciasse quanto ao cancelamento do sorteio, para que não restassem dúvidas de que o evento promovido por ele não será mais realizado, evitando assim, a contaminação da vontade dos eleitores. A juíza apontou que o caso se trata de um inequívoco oferecimento de vantagem, mediante entrega de prêmio por sorteio.

“É importante ressaltar que não houve nenhuma providência adotada pelo representado no sentido de contribuir com a cessação da prática ilegal, vez que não foi responsável pela exclusão dos referidos links. Assim, considero justa e adequada a ordem que determina a retratação a ser promovida por Carlos Alberto Capeletti, informando o cancelamento do sorteio, com o fim de atender o interesse público de respeito às regras da propaganda eleitoral”, dizia a determinação.

Bolsonaro recebeu em Tapurah, no primeiro turno, um total de 4.751 votos, equivalente a 73,05% do total dos votos válidos. No vídeo publicado, o prefeito dizia que faria um sorteio usando o comprovante de votação dos moradores, caso a cidade atingisse o primeiro lugar no Estado em percentual de votos para o atual presidente.

Veja também

Prefeita no Nortão renuncia mandato por não aceitar Lula como presidente

Mauro Mendes é empossado governador: “Quero um Estado que seja ainda mais eficiente para entregar políticas públicas para o cidadão”

Diplomação de candidatos eleitos ocorrerá dia 15 de dezembro

Relatório das Forças Armadas sobre as eleições 2022 no Brasil é encaminhado ao TSE

Mendes: “Torcer por insucesso de Lula seria torcer contra o País”

Lula é oficialmente confirmado como presidente eleito do Brasil