Justiça autoriza 4ª fase da Operação Curare para investigar fraudes em licitações na área da saúde em Cuiabá

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (20) a quarta fase da Operação Curare para investigar uma suposta organização criminosa que desviou cerca de R$ 3 milhões de dinheiro público da Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá. A operação foi autorizada pelo juiz federal Jefferson Schneider, da 5ª Vara da Justiça Federal, que revelou que as fraudes em licitações para prestação de serviços na área da saúde municipal de Cuiabá foram descobertas a partir do diálogo entre a investigada Mhayane Escobar Bueno e o acusado Célio Rodrigues da Silva, em 2021.

Mhayane, que foi afastada por decisão judicial, era responsável pela gestão de controladoria no setor de licitações e compras da Empresa Cuiabana de Saúde Pública (ESCP), sob direção de seu então diretor, Célio. A decisão mostrou que a troca de mensagens entre Mhayane e Célio foi crucial para elucidar que houve direcionamento em licitações.

Os alvos dessa nova fase da Operação Curare são o ex-adjunto de Saúde, Milton Correa, Maria Peixoto Correa da Costa (mãe de Milton Correa), o empresário Douglas Castro e as empresas Family Medicina e Saúde LTDA e VIP Prestadora de Serviços Médicos. Conforme demonstrado pela apreensão dos celulares, existem fortes indícios de que empresas do grupo Hipermed, assim como a empresa Vip Prestação de Serviços Médicos, administrada por Douglas Castro, em princípio pertencente a Milton Correa da Costa Neto, após participarem de diversas contratações diretas emergenciais com largas ilegalidades, recebem e transferem recursos entre empresas concorrentes na prestação de serviços na área da saúde.

Conforme a decisão de Schneider, os alvos da Operação poderão ser indiciados pelos crimes de organização criminosa, corrupção passiva, contratação direta ilegal, modificação ou pagamento irregular em contrato administrativo, perturbação de processo licitatório e lavagem de dinheiro.

Veja também

Polícia Militar prende homem após confessar morte em Ipiranga do Norte

Politec descarta ataque de onça e confirma sinais de tiros e facadas em corpo de caseiro

Mulher é encontrada morta em apartamento no Bairro Santa Isabel, em Cuiabá

Operação Policial resulta na prisão de suspeito com mandado em aberto no bairro Novos Campos

Investigação revela falta de registro das armas utilizadas em homicídio em Peixoto de Azevedo

Grupo criminoso é preso em flagrante adulterando carga de 50 t de farelo de soja que iria para porto em SC