Justiça determina exame para avaliar liberação de Lumar Costa que arrancou coração da tia em Sorriso

Lumar Costa da Silva, que ficou conhecido nacionalmente por matar sua tia e arrancar seu coração em Sorriso, em 2019, deve ser submetido a um exame de “cessação de periculosidade” dentro de 10 dias. O juiz Geraldo Fernandes Fidelis Neto, da 2ª Vara Criminal de Cuiabá, determinou o exame para verificar se Lumar pode receber alta do hospital psiquiátrico Adauto Botelho, em Cuiabá. A decisão judicial foi emitida na terça-feira (25).

Em maio deste ano, um laudo psiquiátrico do Centro Integrado de Atenção Psicossocial (Ciaps) Adauto Botelho indicou que Lumar está apto a receber alta hospitalar e retornar ao convívio social. A recomendação é que ele seja transferido para o regime ambulatorial em Campinas, São Paulo, onde poderá viver com familiares.

Apesar de atender ao pedido do Ministério Público, o magistrado ressaltou que a desinternação deve ocorrer em curto prazo. No entanto, “relegar o paciente à própria sorte” poderia piorar seu quadro de saúde, considerado “já estabilizado”. O juiz orientou a equipe técnica do Adauto Botelho a preparar Lumar para sua saída e inserção no regime ambulatorial.

Lumar mudou-se de São Paulo para Sorriso em busca de emprego e foi morar com sua tia, Maria Zelia da Silva Cosmos, que o acolheu. Problemas de convivência logo surgiram devido ao comportamento de Lumar. Em um incidente, Maria Zelia pediu que ele se mudasse por ouvir música em volume alto.

Em 2 de julho de 2019, Lumar atacou sua tia com uma faca, arrancou seu coração, roubou R$ 800 e fugiu com o órgão em uma sacola plástica. Ele entregou o coração à filha de Maria Zelia e tentou sequestrar a neta de 7 anos antes de fugir. Em 24 de junho de 2022, Lumar foi absolvido por doença mental grave, conforme laudo médico.

Veja também

Investigado por homicídios em Sorriso morre em confronto com a Polícia Civil

Briga de vizinhos resulta em três feridos por arma branca em conjunto de quitinetes

Polícia Civil de MT desarticula grupo envolvido em golpe da falsa central de banco com vítimas em todo país

Tribunal do Júri condena homem a mais de 19 anos por homicídio e arrastar cadáver em Sinop

PM realiza prisão por tráfico de drogas durante Operação Tolerância Zero em Sorriso

PRF apreende eletrônicos e medicamentos proibidos na BR-163 entre Sorriso e Sinop