Chapada dos Guimarães

Justiça manda soltar dupla presa com 300kg de maconha em Mato Grosso e cita descriminalização

A Justiça Federal concedeu liberdade provisória para os dois homens presos em flagrante por tráfico internacional de drogas. A decisão foi proferida pelo juiz Marcelo Elias Vieira no sábado (3) e a ocorrência, que apreendeu 300 kg de maconha, foi registrada na sexta-feira (2), durante abordagem a um carro na MT-251, na Chapada dos Guimarães, a 65 km de Cuiabá.

O magistrado acolheu o pedido do Ministério Público Federal (MPF) e da Defensoria Pública da União (DPE) e argumentou que os suspeitos não têm antecedentes criminais e que outros habeas corpus já concedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF) dizem que a “prisão preventiva de transportadores de drogas tem pouco efeito para fins de política criminal”.

Consta ainda que “a relação propriamente ao produto ilegal apreendido – maconha – o Brasil está na contramão das políticas criminais dos países das economias centrais [EUA e Europa], nos quais verifica a descriminalização, bem como a legalização da substância ilegal”, cita.

Segundo o Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas (Sisnad), em casos de tráfico internacional de drogas, a pena deve ser aumentada de 1/6 a 2/3.

A droga, segundo a Polícia Federal, era trazida do Paraguai com destino ao Rondônia. O entorpecente estava escondido no porta-malas e no banco traseiro do veículo, coberto com uma rede. Um outro carro atuava como “batedor” e dava cobertura e fazia comunicação por rádio com ele.

Em nota, a DPU informou que o processo tramita em segredo de Justiça e, como estabelece a lei, está proibida de divulgar informações ou fazer declarações sobre o mérito da causa.

A reportagem tentou contato o juiz citado por e-mail, mas não recebeu nenhuma resposta até a última atualização.

A droga estava escondida em 15 fardos — Foto: Batalhão de Trânsito Urbano e Rodoviário/Cedida

Veja também

Mulher é encontrada morta em apartamento no Bairro Santa Isabel, em Cuiabá

Operação Policial resulta na prisão de suspeito com mandado em aberto no bairro Novos Campos

Investigação revela falta de registro das armas utilizadas em homicídio em Peixoto de Azevedo

Grupo criminoso é preso em flagrante adulterando carga de 50 t de farelo de soja que iria para porto em SC

Operação Policial desmantela ponto de tráfico de drogas na zona rural de Sorriso

Polícia Civil prende homem investigado por estupro de vulnerável contra filha e enteada