Mortes por dengue sobem 325% em MT

Diante da pandemia e a preocupação com o novo coronavírus, os casos de dengue acabaram disparando em Mato Grosso, com número de mortes subindo 325% no ano passado, em comparação a 2019. As mortes foram 17 ao todo, contra 4 óbitos do ano anterior. Os casos graves da doença também cresceram e o aumento chegou a 300%, com 48 registros contra 12 no ano anterior. O Estado está em alto risco para a doença, com uma incidência de 1.387 casos a cada 100 mil habitantes. Além disso, 78% dos municípios também configuram alto risco para a dengue, com incidência maior de 300 casos por 100 mil habitantes.

Dados são da Secretaria de Estado de Saúde (SES) apontam ainda que os casos confirmados também cresceram 210%, com mais de 30 mil confirmações, e houve ainda aumento de 158% nas notificações, que chegaram a 46.388. A recomendação da Secretaria é para que gestores municipais intensifiquem as ações de combate ao Aedes aegypti.

Na Capital, o aumento de casos também cresceu 85%, com 937 registros, e uma incidência de 158,8 a cada 100 mil pessoas. Em Várzea Grande, o salto foi de 44,5%, com 318 casos, e 116,1 a cada 100 mil. A técnica da Vigilância de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá, Alessandra Carvalho, diz que é preciso redobrar a atenção. Ela frisa que o período chuvoso, aliado à falta de cuidados, pode ser um somatório para aumento dos casos.

Veja também

Morbach Pharma oferece tratamento fitoterápico em Sorriso e é referência no estado

Vacinação contra a gripe em Sorriso alcança resultados aquém das expectativas

Abril Azul: Câmara de Sorriso aborda conscientização sobre Autismo em palestras

Sorriso sedia 1ª Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde

Prefeitura de Sorriso emite nota esclarecendo ação do Ministério Público em relação à saúde pública

Dia D de Vacinação contra a Gripe e Multivacinação em 15 Unidades Básicas de Saúde