Organização criminosa envolvida com tráfico e lavagem de dinheiro é alvo de operação em MT

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), deflagrou, na manhã desta terça-feira (2), a “Operação Cognato”, para cumprir 99 ordens judiciais contra um grupo criminoso envolvido com roubos e furtos, tráfico de drogas e lavagem de dinheiro, que atua em regiões de fronteiras, em Mato Grosso.

Segundo o Gaeco, são cumpridos 38 mandados de prisão preventiva, 43 mandados de busca e apreensão e 18 bloqueios de bens e valores, em Rio BrancoSalto do CéuVárzea GrandeCuiabáTangará da SerraSinopLucas do Rio VerdePorto dos GaúchosNova Maringá e Água Boa.

Ainda de acordo com a polícia, entre os alvos estão dois dos chefes da organização criminosa, sendo um deles o responsável por controlar o tráfico de drogas em Cáceres, Nova Maringá, Porto dos Gaúchos e Nova Lacerda, e o outro comandava a ação dos demais integrantes de dentro de uma penitenciária.

O trabalho é uma força-tarefa permanente, composta pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso, Polícia Judiciária Civil, Polícia Militar, Polícia Penal e Sistema Socioeducativo, realizado pela Unidade Regional do Gaeco de Cáceres e Delegacia de Repressão aos Crimes de Fronteira (Defron).

Nome da operação

O nome da operação faz menção à origem da investigação, que é resultado da junção de elementos de provas coletadas pelo Gaeco e Defron sobre a organização criminosa.

 

Veja também

Mulher é encontrada morta em apartamento no Bairro Santa Isabel, em Cuiabá

Operação Policial resulta na prisão de suspeito com mandado em aberto no bairro Novos Campos

Investigação revela falta de registro das armas utilizadas em homicídio em Peixoto de Azevedo

Grupo criminoso é preso em flagrante adulterando carga de 50 t de farelo de soja que iria para porto em SC

Operação Policial desmantela ponto de tráfico de drogas na zona rural de Sorriso

Polícia Civil prende homem investigado por estupro de vulnerável contra filha e enteada