Período proibitivo de queimadas em Mato Grosso é prorrogado até 30 de novembro

A Secretaria Estadual de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema-MT) anunciou a prorrogação do período proibitivo para queimadas no estado até o dia 30 de novembro. A decisão foi publicada no Diário Oficial desta quinta-feira (9) e tem como objetivo enfrentar as condições climáticas propícias às ocorrências de queimadas e incêndios florestais.

De acordo com o documento, as condições climáticas atuais representam um risco significativo para a saúde, qualidade de vida e segurança da população. O uso do fogo em áreas urbanas permanece proibido durante todo o ano, como medida preventiva para evitar incidentes prejudiciais ao meio ambiente e à comunidade.

A Sema-MT esclareceu que o uso do fogo é permitido apenas nas práticas de prevenção e combate a incêndios, como a criação de aceiros e técnicas de contrafogo, desde que realizadas ou supervisionadas por instituições públicas. Durante o período de emergência ambiental, a contratação de brigadistas temporários é autorizada, com o objetivo de auxiliar os bombeiros militares na prevenção e combate aos incêndios nas comunidades mais afetadas.

A decisão leva em consideração a presença de focos de incêndio e as condições climáticas do período. As equipes de combate estão em campo, aguardando a estabilização do período de chuvas para garantir uma resposta eficaz e controlar as situações de emergência. A população é incentivada a colaborar adotando medidas preventivas e denunciando práticas ilegais que possam contribuir para a propagação de incêndios.

Veja também

Vereador Wanderley Paulo e Diretor do IFMT Sorriso anunciam investimentos em inovação

Psicóloga sorrisense Alexandra Andraski destaca importância da participação familiar na escola

Dr. Angelo Demarco compartilha insights sobre avanços em odontologia no programa A Voz do Povo

Operação Policial resulta na prisão de suspeito com mandado em aberto no bairro Novos Campos

Coordenador do SAMU destaca que central de regulação do órgão deverá ser instalada em Sorriso

Jucélia Ferro revela detalhes sobre comemoração do aniversário da cidade