Polícia

Perturbação do sossego e direção sob influência de álcool lideram ocorrências do fim de semana

Por: Assessoria Publicado em 19/04/2021

O plantão da Guarda Municipal de Trânsito (GM) do fim de semana (16 a 19 de abril) atendeu 100 denúncias de perturbação do sossego, quando o som alto tira o direito ao sossego da vizinhança. Em tempos de pandemia, esta prática pode estar aliada a uma perigosa agravante: a aglomeração. O recorde de atendimentos ficou com o sábado (17), quando foram registradas 9 ocorrências no período diurno e 44 no período noturno.

Justamente no sábado, três pessoas foram detidas durante uma abordagem: uma por reincidência na prática de perturbação do sossego e outras duas por desobediência. Além do trabalho intenso ligado à contenção desta prática, que é contravenção penal, por perturbar o direito ao sossego de quem estiver por perto, e também crime ambiental, por poluição sonora, a GM, que integra a Secretaria Municipal de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep) segue com as ações para promover um trânsito mais pacífico no em Sorriso.

Também integra os registros da GM a detenção de um homem que fazia ameaças com faca na região central de Sorriso na noite de sábado, quase madrugada de domingo (18). Segundo o relato dos GMs que passavam pela região da Avenida Blumenau na hora da ocorrência, o homem, em uma bicicleta, ameaçava uma pessoa com a faca.

Os GMs então deram ordem de parada, mas o homem seguiu em disparada e só foi detido no Jardim Itália. Antes disso, ele jogou a faca em um terreno baldio. Foi necessário recorrer ao uso de algemas para que o homem fosse detido e encaminhado à delegacia de Polícia Judiciária Civil (PJC).

Entre as demais ocorrências registradas no período, a detenção de três motoristas por uma prática que pode ser fatal: conduzir veículo sob influência de álcool. “Voltamos a reforçar que a tolerância é zero para este tipo de ocorrência, extremamente perigosa tanto para o condutor, quanto para terceiros”, reitera o coordenador da GM, Márcio Pires.

Outros registros ainda incluem abordagens a motociclistas pilotando de maneira arriscada, com manobras perigosas. Estes condutores foram devidamente autuados e orientados sobre este tipo de conduta. As barulhentas, motos com escapamentos irregulares, também estão na mira da GM. Neste período, três foram removidas por conta disso.

Em seu trabalho, a GM conta com apoio do Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF), que também pertence à Prefeitura de Sorriso, por meio da Secretaria de Governo; da Polícia Militar (PM) e da Polícia Judiciária Civil (PJC).  Para acionar a GM, basta ligar 153. Já a Semsep tem expediente administrativo de segunda à sexta-feira, das 7h às 13h, e pode ser acionada pelo 3544 3563. Sua sede está localizada na Avenida Rio Grande do Sul, n.º 213, no Bairro Benjamin Raiser.

Enquete. Participe!

Em sua opinião, o município de Sorriso deveria montar leitos de UTI?