Perturbação do sossego e direção sob influência de álcool lideram ocorrências do fim de semana

O plantão da Guarda Municipal de Trânsito (GM) do fim de semana (16 a 19 de abril) atendeu 100 denúncias de perturbação do sossego, quando o som alto tira o direito ao sossego da vizinhança. Em tempos de pandemia, esta prática pode estar aliada a uma perigosa agravante: a aglomeração. O recorde de atendimentos ficou com o sábado (17), quando foram registradas 9 ocorrências no período diurno e 44 no período noturno.

Justamente no sábado, três pessoas foram detidas durante uma abordagem: uma por reincidência na prática de perturbação do sossego e outras duas por desobediência. Além do trabalho intenso ligado à contenção desta prática, que é contravenção penal, por perturbar o direito ao sossego de quem estiver por perto, e também crime ambiental, por poluição sonora, a GM, que integra a Secretaria Municipal de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep) segue com as ações para promover um trânsito mais pacífico no em Sorriso.

Também integra os registros da GM a detenção de um homem que fazia ameaças com faca na região central de Sorriso na noite de sábado, quase madrugada de domingo (18). Segundo o relato dos GMs que passavam pela região da Avenida Blumenau na hora da ocorrência, o homem, em uma bicicleta, ameaçava uma pessoa com a faca.

Os GMs então deram ordem de parada, mas o homem seguiu em disparada e só foi detido no Jardim Itália. Antes disso, ele jogou a faca em um terreno baldio. Foi necessário recorrer ao uso de algemas para que o homem fosse detido e encaminhado à delegacia de Polícia Judiciária Civil (PJC).

Entre as demais ocorrências registradas no período, a detenção de três motoristas por uma prática que pode ser fatal: conduzir veículo sob influência de álcool. “Voltamos a reforçar que a tolerância é zero para este tipo de ocorrência, extremamente perigosa tanto para o condutor, quanto para terceiros”, reitera o coordenador da GM, Márcio Pires.

Outros registros ainda incluem abordagens a motociclistas pilotando de maneira arriscada, com manobras perigosas. Estes condutores foram devidamente autuados e orientados sobre este tipo de conduta. As barulhentas, motos com escapamentos irregulares, também estão na mira da GM. Neste período, três foram removidas por conta disso.

Em seu trabalho, a GM conta com apoio do Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF), que também pertence à Prefeitura de Sorriso, por meio da Secretaria de Governo; da Polícia Militar (PM) e da Polícia Judiciária Civil (PJC).  Para acionar a GM, basta ligar 153. Já a Semsep tem expediente administrativo de segunda à sexta-feira, das 7h às 13h, e pode ser acionada pelo 3544 3563. Sua sede está localizada na Avenida Rio Grande do Sul, n.º 213, no Bairro Benjamin Raiser.

Veja também

PRF de Sorriso apreende grande quantidade de madeira irregular em Guarantã do Norte

Marido de Ines Gemilaki é preso por suspeita de envolvimento em duplo homicídio no Nortão

Polícia procura mãe e filho por homicídios em Peixoto de Azevedo: rastros digitais revelam histórico controverso

Queda de avião em fazenda de Tangará da Serra resulta em dois presos e apreensão de armas e munições

Mãe e filho podem ter matado duas pessoas e ferido padre por briga envolvendo aluguel de imóvel

Adolescente de 13 anos morre após agressão na escola em Praia Grande, SP: família atribui incidente a bullying