PF garante que não iria fazer operação em Cuiabá; OAB diz que foi acionada

A Polícia Federal e a Ordem dos Advogados do Brasil secional Mato Grosso têm explicações divergentes sobre uma eventual operação que seria realizada nesta quinta-feira em Mato Grosso e que teria como alvo três advogados. As duas instituições emitiram notas oficiais na tarde de hoje e “não falam a mesma língua”.

Em sua nota, a Polícia Federal declarou que anúncios de que uma operação contra advogados teria sido abortada por vazamento de informações não são verídicas. Segundo a PF, não havia nenhuma operação programada hoje em Cuiabá. “Comunicamos que tal informação não procede. Informamos que a Polícia Federal não se manifesta em relação às investigações por ventura em andamento”, diz trecho da nota.

Por outro lado, a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) informou que foi acionada por meio do seu Tribunal de Defesa das Prerrogativas (TDP) para acompanhar uma operação que teria juristas como alvos. Ao chegar a sede da PF, o representante do TDP foi informado que a operação não ocorreria “ante a perda de objeto”. 

A OAB declarou que não tem conhecimento de qualquer informação acerca de eventual prisão de advogados. “Da mesma forma, a Ordem não tem ciência  dos motivos que ocasionaram a perda de objeto da operação”, afirma a nota da OAB.

SUPOSTA OPERAÇÃO 

Ocorreu que foi noticiado que uma operação da PF, que seria realizada na manhã de hoje contra três advogados teria sido suspensa. O Tribunal de Defesa das Prerrogativas (TDP) da Ordem diz ter sido acionado na noite de ontem para acompanhar o cumprimento dos mandados.

Quando advogados são alvos de operação, representantes da OAB são acionados para checar se as prerrogativas deles não estão sendo violadas. Nos bastidores, existe a suspeita de que a operação tenha “vazado”, o que tornaria as buscas ineficazes, já que os investidos poderiam sumir ou destruir provas.

Porém, existe a expectativa de que, nos próximos dias, ocorra a operação policial comandada pelo delegado Charles Lemes. FOLHAMAX apurou com várias fontes que o motivo da operação é uma investigação que apurar fraudes bilionárias em recuperações judiciais no Estado, que tramitam em 16 inquéritos. Os alvos não foram informados.

NOTA DA POLÍCIA FEDERAL

Em referência às notícias veiculadas nesta quinta-feira (7/5) de que a Polícia Federal deflagrou operação em Cuiabá/MT, sendo esta suspensa em seguida por vazamento de informações, comunicamos que tal informação não procede. A PF não realizou qualquer operação policial, não havendo movimentação de viaturas pela cidade.

Informamos que a Polícia Federal não se manifesta em relação às investigações por ventura em andamento.

NOTA DA OAB

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), diante de notícia veiculada na imprensa sobre operação da Polícia Federal (PF), informa que: * 

– Foi acionada por meio do seu  Tribunal de Defesa das Prerrogativas (TDP) para acompanhar uma  operação.

– Ao chegar à PF o representante do TDP foi  informado  que a operação não ocorreria ante a “perda de objeto”. 

– Nao é do conhecimento desta instituição, até este momento, qualquer informação acerca de eventual prisão de profissional  da advocacia. 

– Da mesma forma, a Ordem não tem ciência  dos motivos que ocasionaram a perda de objeto da operação.

Veja também

Polícia Militar prende homem após confessar morte em Ipiranga do Norte

Politec descarta ataque de onça e confirma sinais de tiros e facadas em corpo de caseiro

Mulher é encontrada morta em apartamento no Bairro Santa Isabel, em Cuiabá

Operação Policial resulta na prisão de suspeito com mandado em aberto no bairro Novos Campos

Investigação revela falta de registro das armas utilizadas em homicídio em Peixoto de Azevedo

Grupo criminoso é preso em flagrante adulterando carga de 50 t de farelo de soja que iria para porto em SC