Durante o desenvolvimento da Operação Vitae Fase XVI, a Agência Local de Inteligência (ALI) recebeu informações sobre os autores de um homicídio tentado ocorrido no bairro Boa Esperança. Após um trabalho incessante, a ALI identificou que os suspeitos estavam escondidos no bairro São Mateus.
Com essas informações, a equipe de Força Tática realizou uma abordagem que resultou na apreensão de entorpecentes, munições e anotações relacionadas ao tráfico de drogas, associadas à organização criminosa.
Nas diligências subsequentes, foram recuperadas três motocicletas fruto de furto, uma pistola calibre 9mm e munições, usadas para a execução de rivais. Os suspeitos foram encaminhados para a Delegacia de Polícia, sem lesões corporais.
Na ação, seis pessoas foram conduzidas à Delegacia de Polícia Judiciária Civil para as providências cabíveis ao caso. Foram apreendidos na ação, uma pistola Taurus 908 9mm, balança de precisão, 44 munições calibre .38,14 munições calibre 9mm, 5 porções de substâncias análogas a maconha, 2 porções de substâncias análogas a cocaína, 2 porções de substâncias análogas a pasta base de cocaína, 1 máquina de cartão, cadernos com anotações de distribuição do tráfico e diversos sacos zip lock.
Também foram recuperadas duas motocicletas XRE; uma motocicleta depenada e uma motocicleta adulterada.
Os crimes identificados na operação incluem tráfico ilícito de drogas, constituição ou promoção de organização criminosa, quadrilha ou bando armado, receptação, porte ou posse de arma de fogo de calibre restrito e homicídio doloso tentado.