Polícia Civil de MT prende principal responsável pela logística de criminosos que atacaram Confresa

A Polícia Civil de Mato Grosso prendeu mais um investigado ligado ao bando criminoso que atacou uma empresa de segurança de valores na cidade de Confresa, no dia 09 de abril. O criminoso foi identificado na investigação da Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO) e Delegacias da Regional de Confresa como o principal articulador do apoio logístico à quadrilha. Ele foi preso no último fim de semana, na cidade de Araguaína, no Tocantins.

A investigação apurou que N.J.A., de 30 anos, havia fugido para Tocantins após a Polícia Civil de Mato Grosso identificar e prender no Pará dois responsáveis pelo apoio à quadrilha. A prisão contou com apoio da 3ª Divisão Especializada de Repressão ao Crime Organizado de Araguaína.

No sudeste paraense, a Polícia Civil mato-grossense cumpriu, na semana passada, com apoio do Núcleo de Apoio à Investigação de Redenção, mandados de buscas em duas residências que serviram de base para os criminosos. Imagens coletadas na investigação mostram o momento em que o bando sai das casas e depois segue em direção a Mato Grosso, pela BR-158, indo para Confresa, em cinco automóveis de luxo blindados e outros veículos populares.

Uma das casas usadas pelo bando foi alugada por N.J.A. A Polícia Civil apurou também que ele utiliza nomes falsos e é investigado por crimes no Tocantins. A investigação comprovou que o preso, além do apoio ao bando em Redenção, inclusive participou de todo o planejamento, pois desde o aluguel do imóvel ele já atuava na ação criminosa que amedrontou a cidade de Confresa.

“Essa prisão no Tocantins é resultado da continuidade do trabalho de investigação feito em Redenção, quando identificamos o N.J.A. descobrimos também que ele tinha fugido para Araguaína. Ele é o mais importante apoio logístico do grupo em Redenção”, explicou o delegado titular da GCCO, Gustavo Belão.

Prisões em Redenção

Outros dois suspeitos de apoiar o grupo que atacou Confresa foram presos na semana passada, em Redenção. “As buscas resultam de uma apuração qualificada, que contou com a união de esforços das Polícias Civis de Mato Grosso e Pará, e chegou aos suspeitos apontados nas investigações como os responsáveis pelo apoio logístico aos criminosos que diretamente executaram o crime contra a transportadora de valores”, pontuou o delegado regional de Confresa, Bruno Gomes.

Durante interrogatório, um dos suspeitos em Redenção alegou que conheceu o criminoso preso em Tocantins e este pediu que alguns veículos e parte da quadrilha que atacou Confresa ficasse em sua casa.

A Polícia Civil reuniu e analisou centenas de horas de imagens de câmeras de segurança de residências e estabelecimentos comerciais localizados em Redenção e identificou o exato momento em que os criminosos saem das residências em cinco veículos de diversos modelos – Land Rover Sport, Kia Sorento, Hilux SW4, Dodge Durango e Mitsubishi Outlander, além de outros carros populares, no dia 09 de abril, em direção a Confresa.

Os veículos foram abandonados em estradas da região dos municípios de Confresa e Santa Terezinha durante a fuga do grupo criminoso, que não conseguiu acessar o cofre da empresa de segurança, alvo do ataque coordenado, para concretizar o roubo.

 

Atualização

A operação policial para identificar e prender o grupo criminoso conta com 24 dias de diligências ininterruptas. O saldo do trabalho integrado das forças de segurança é de 15 criminosos neutralizados e dois presos na caçada ao bando, em região de mata na cidade de Pium, estado de Tocantins. Outros três foram presos e um foragido, que está com mandado de prisão em aberto, nas investigações da Polícia Civil de Mato Grosso.

Veja também

Polícia Militar prende homem após confessar morte em Ipiranga do Norte

Politec descarta ataque de onça e confirma sinais de tiros e facadas em corpo de caseiro

Mulher é encontrada morta em apartamento no Bairro Santa Isabel, em Cuiabá

Operação Policial resulta na prisão de suspeito com mandado em aberto no bairro Novos Campos

Investigação revela falta de registro das armas utilizadas em homicídio em Peixoto de Azevedo

Grupo criminoso é preso em flagrante adulterando carga de 50 t de farelo de soja que iria para porto em SC