Polícia Civil investiga possível negligência médica em caso de criança que faleceu após atendimento em UPA de Sinop

O delegado de Polícia Civil, Ugo Mendonça, detalhou em entrevista coletiva o pedido de exumação do corpo de uma criança de três anos, que faleceu no último dia 8, após atendimento na Unidade de Pronto Atendimento Anete Maria Mota Maria (UPA 24h) em Sinop, Mato Grosso. O procedimento de exumação foi realizado esta manhã no cemitério pela Politec, e a polícia investiga possível negligência médica.

Segundo o delegado, o exame é necessário para que a perícia possa detectar possível negligência, imprudência e imperícia que ocorrem em casos de atendimentos médicos. A polícia aguarda agora o resultado do exame, sem data ainda prevista. A família da criança procurou o delegado para relatar a situação, e a ação é necessária ser feita com urgência devido ao tempo, que mais passa, mais deteriora o corpo.

De acordo com Ugo, devem prestar esclarecimentos os profissionais que atenderam a criança nos três dias que ela ficou em atendimento. Os enfermeiros e médicos que trabalharam no local serão intimados a depor, e assim que chegar a perícia, poderá ser possível chegar a alguma conclusão. Se for confirmada a negligência, o profissional envolvido deve responder criminalmente, inclusive por homicídio culposo.

A prefeitura de Sinop determinou, no dia 12, ao Instituto de Gestão de Políticas Públicas (IGPP), que faz a gestão da unidade, a abertura imediata de sindicância para apurar o atendimento e os protocolos adotados que envolveram a morte da criança, culminando no afastamento da médica. A prefeitura informou que a criança foi levada à UPA 24h no dia 7, com queixa de deficiência respiratória, tendo em poucas horas agravamento do seu quadro clínico. Todos os protocolos médicos foram aplicados, mas na madrugada do dia 8 de março, a paciente evoluiu a óbito.

Veja também

Mulher é encontrada morta em apartamento no Bairro Santa Isabel, em Cuiabá

Operação Policial resulta na prisão de suspeito com mandado em aberto no bairro Novos Campos

Investigação revela falta de registro das armas utilizadas em homicídio em Peixoto de Azevedo

Grupo criminoso é preso em flagrante adulterando carga de 50 t de farelo de soja que iria para porto em SC

Operação Policial desmantela ponto de tráfico de drogas na zona rural de Sorriso

Polícia Civil prende homem investigado por estupro de vulnerável contra filha e enteada