Prefeitura de Sorriso abre licitação para nova sede da 10ª Cia Independente de Bombeiros

A prefeitura de Sorriso, município localizado no estado de Mato Grosso, deu início a uma concorrência pública para a implantação da nova sede da 10ª Companhia Independente de Bombeiros Militares. O terreno para a construção foi doado pela prefeitura e está localizado na avenida Luiz Amadeu Lodi, no bairro Jardim Alvorada.

De acordo com o comandante Daniel Alves Moura, a base terá um investimento estimado em R$ 4,7 milhões e contará com uma área construída de 1,2 mil metros quadrados. O atual quartel, que está em funcionamento há 18 anos, foi adaptado a partir de um antigo colégio, e a nova sede será projetada levando em consideração as necessidades da corporação e o crescimento populacional do município.

Moura afirmou que a expectativa é que Sorriso deixe de ser apenas uma companhia e se torne um batalhão, com o aumento do efetivo militar, mais guarnições e veículos para atender à população. A nova unidade será dividida em três blocos, contemplando diversas áreas como saguão principal, alojamentos, sala de instrução, almoxarifado, setores específicos para equipamentos, área de pronto atendimento médico, refeitório, cozinha, banheiros, lavanderia, garagem e lavagem de viaturas.

O setor de atendimentos contará com recepção, guarita, área de descanso/lazer, sala do oficial de dia, copa, centro de processamento de dados, sala de reuniões, ala de arquivos, seção administrativa, seção de segurança e proteção contra incêndios, seção de operações e seção de suprimentos para manutenção.

Além disso, a estrutura também abrigará um espaço administrativo, que inclui a sala do comandante, sala do segundo no comando (adjunto), recepção documental e sala de planejamentos estratégicos. A previsão é que as obras sejam concluídas em até um ano, seguindo o cronograma físico-financeiro estabelecido pelo poder público municipal.

O comandante Moura ressaltou a necessidade de um aumento no efetivo da corporação, afirmando que é urgente a formação de uma segunda equipe, capaz de atender a ocorrências por até 24 horas. Durante horários de pico, como das 9h às 13h, costumam ocorrer simultaneamente três ou mais chamados. Além disso, Moura destacou a importância de investir em recursos humanos para complementar a infraestrutura material já existente, que inclui duas ambulâncias e caminhões Auto Bomba Tanque.

Atualmente, cerca de 100 pessoas estão participando de um curso de formação de bombeiros em Cuiabá e, ao final do ano, deverão ser encaminhadas para diversas unidades operacionais em todo o estado. O número exato de bombeiros que serão destinados a Sorriso ainda será anunciado.

Com a construção da nova sede da 10ª Companhia Independente de Bombeiros Militares e o possível aumento no efetivo, a prefeitura de Sorriso busca proporcionar melhores condições de trabalho para os profissionais da área e oferecer um atendimento mais ágil e eficiente à população.

Veja também

Vereador Wanderley Paulo e Diretor do IFMT Sorriso anunciam investimentos em inovação

Psicóloga sorrisense Alexandra Andraski destaca importância da participação familiar na escola

Dr. Angelo Demarco compartilha insights sobre avanços em odontologia no programa A Voz do Povo

Caminhoneiro morto em acidente na BR 163 em Nova Mutum será sepultado em Sorriso

Escola Estadual Mário Spinelli encaminha nota sobre denúncias de uso de substâncias ilegais no pátio

Grave acidente na BR-163 em Nova Mutum resulta na morte de dois caminhoneiros