Programa Mais Peixe promove evento para fomentar a produção de pescado em Sorriso

Com o intuito de impulsionar a produção de pescado na região e oferecer estratégias de manejo eficiente, o programa Mais Peixe, administrado pela Secretaria de Agricultura Familiar e Segurança Alimentar (Semasa), realizará um evento direcionado a piscicultores, estudantes e interessados no assunto. Com o tema provocativo “O peixe não morre pela boca, morre pela má qualidade de água”, o encontro está agendado para esta sexta-feira, dia 11 de agosto, às 15h30, nas instalações da Escola Municipal Profª Matilde Zanata Gomes, no Assentamento Jonas Pinheiro, especificamente em Poranga.

O evento, que reunirá especialistas do programa Mais Peixe, tem o objetivo de compartilhar técnicas de manejo que visam garantir uma produção sustentável e de alta qualidade. Martinha de Souza Leal, coordenadora do programa, destacou que o encontro abordará práticas essenciais para o manejo adequado do pescado, além de oferecer orientações sobre a identificação de doenças e os tratamentos recomendados.

“A nossa meta é que os piscicultores absorvam o máximo de informações possíveis, para que possam ganhar autonomia na condução lucrativa de suas atividades”, afirmou Martinha. Ela ressaltou que as condições naturais do município são favoráveis para a piscicultura e, combinadas com tecnologias modernas e assistência técnica especializada, têm o potencial de impulsionar ainda mais a produção de pescado em Sorriso.

A programação do evento não se limita a palestras teóricas. Também está prevista uma visita técnica a uma propriedade rural da comunidade, onde os participantes poderão observar de perto os resultados obtidos por meio de práticas como a adequada alimentação dos peixes, controle do pH da água, monitoramento do nível de amônia nos tanques e densidade de estocagem dos peixes. Tais medidas são cruciais para manter a saúde dos animais e garantir uma produção de alta qualidade.

O secretário da Semasa, Marlon Zanella, enfatizou a importância da piscicultura como uma atividade lucrativa e viável para os agricultores familiares. Ele destacou que a gestão pública tem apoiado a atividade por meio do fornecimento de equipamentos para a criação de tanques e do acompanhamento técnico especializado.

“Somente em 2022, nossos técnicos percorreram mais de 10 mil quilômetros para oferecer assistência técnica e auxiliar em várias atividades rurais. Esse trabalho dedicado tem trazido resultados positivos não apenas para o setor produtivo, mas para a economia do município como um todo”, concluiu Zanella.

 

Veja também

CMN ajusta normas do Programa de Garantia de Preços para Agricultura Familiar

Prefeitura de Sorriso investe mais de R$ 1.3 milhão em equipamentos para pequenos produtores

Mutirão em Nova Ubiratã começa nesta segunda-feira (08) com palestra sobre CAR Digital

Sindicato Rural de Sorriso convoca produtores para Assembleia Geral e Extraordinária

Governo Federal vai renovar emergência zoossanitária para gripe aviária

IFMT Sorriso tem inscrições abertas para dois cursos profissionalizantes para o campo