Secretários municipais de Saúde de MT buscam soluções para regulação de pacientes em reunião técnica com a SES

O Secretário de Saúde e Saneamento de Sorriso, Luís Fábio Marchioro, juntamente com secretários de saúde de diversos municípios do estado, esteve em Cuiabá para discutir medidas visando melhorias na regulação de pacientes para hospitais regionais. O encontro teve como objetivo solicitar o apoio da Secretaria de Estado de Saúde (SES) para agilizar o processo de alocação de pacientes, minimizando os prejuízos financeiros e desgastes enfrentados pelos pacientes e suas famílias.

Representantes de todos os municípios presentes na reunião relataram as dificuldades e desafios comuns relacionados à transferência de pacientes. Essas questões têm gerado impactos significativos nas finanças municipais e no bem-estar dos pacientes que necessitam ser deslocados para receber atendimento especializado.

O Secretário de Saúde Luís Fábio explicou que atualmente os pacientes de Sorriso são encaminhados para o Hospital Regional Albert Sabin, em Alta Floresta, uma distância de aproximadamente 400 quilômetros. Para mitigar os riscos e inconvenientes de longas viagens, a SES está trabalhando em conjunto com os municípios na criação de um fluxograma oficial. Esse novo processo prioriza a alocação de pacientes em suas cidades de origem sempre que possível, buscando vagas em outras regiões apenas quando necessário.

Outro ponto discutido na reunião foi a “Vaga Zero,” que se refere a situações de risco iminente de morte em que o paciente não pode aguardar o processo de regulação. Nesses casos, os médicos da unidade de saúde podem solicitar diretamente a transferência imediata, seja para o Hospital Regional mais próximo ou para um município vizinho que possa fornecer atendimento emergencial de forma mais rápida.

Os representantes dos municípios enfatizaram a importância de acelerar o processo de alocação de vagas, buscando hospitais mais próximos das residências dos pacientes sempre que possível. Em situações graves, eles solicitaram a realocação dos pacientes para hospitais mais próximos de suas cidades de origem.

Luís Fábio, gestor da Saúde de Sorriso, enfatizou a gravidade do problema compartilhado por todos os municípios: “Infelizmente, todos os municípios relatam o mesmo problema. É algo que foge do nosso controle, mas que, de forma amigável, esperamos chegar a uma solução que beneficie a todos. Nosso objetivo é mostrar que desta forma, os custos acabam saindo altos para o Estado, além do desgaste físico e psicológico dos pacientes e dos acompanhantes que precisam acompanhar esse processo.”

A reunião técnica representa um passo importante na busca por soluções que aprimorem o sistema de saúde em Mato Grosso e garantam atendimento mais eficiente e rápido para os pacientes que dele necessitam.

Veja também

Morbach Pharma oferece tratamento fitoterápico em Sorriso e é referência no estado

Vacinação contra a gripe em Sorriso alcança resultados aquém das expectativas

Abril Azul: Câmara de Sorriso aborda conscientização sobre Autismo em palestras

Sorriso sedia 1ª Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde

Prefeitura de Sorriso emite nota esclarecendo ação do Ministério Público em relação à saúde pública

Dia D de Vacinação contra a Gripe e Multivacinação em 15 Unidades Básicas de Saúde