Segurança está pronta para atuar no 2º turno das Eleições 2022 em MT

Os ajustes do planejamento da segurança para o 2º turno das Eleições 2022, que ocorrerá no próximo domingo (30.10), foram concluídos na última reunião do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), nesta quinta-feira (27.10). O efetivo de 6.800 profissionais de segurança utilizado no 1º turno está mantido, além do emprego de viaturas, aeronaves, embarcações, entre outros meios de locomoção, e de drones.

O planejamento seguirá a mesma atuação do dia 02 de outubro, inclusive com relação ao encaminhamento de pessoas suspeitas de crimes eleitorais à Polícia Federal. Nos municípios em que não há sede da PF, elas serão levadas às delegacias de Polícia Civil.

A expectativa é que a tranquilidade do 1º turno, que transcorreu sem nenhuma intercorrência significativa, se repita no 2º. O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha, reafirmou a confiança na população e nas forças de segurança. “Nós queremos a paz, tivemos a experiência do primeiro turno, que foi tranquilo, e esperamos que assim seja no próximo domingo também. Confiamos no nosso povo ordeiro, e tenho certeza que com todos nós a frente no cumprimento desse planejamento de segurança, isso ocorrerá e o direito ao voto será resguardado”.

A participação de todos os órgãos do GGI foi destacada pelo coordenador do GGI e juiz auxiliar da presidência do TRE-MT, Bruno D’Oliveira Marques. “Agradeço a todos que estão conosco, desde a primeira reunião, atuando de forma integrada, em torno de um mesmo objetivo. Essa força demonstra a seriedade do trabalho desenvolvido”.

 

O GGI

O Gabinete de Gestão Integrada, instituído pela Portaria 102/2022, é constituído por dois representantes do TRE-MT, Procuradoria Regional Eleitoral, Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Exército Brasileiro, Marinha Brasileira, Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), Polícia Militar (PM-MT), Polícia Judiciária Civil (PJC-MT), Corpo de Bombeiros Militar (CBM-MT), Guarda Municipal de Várzea Grande, Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana de Cuiabá (SEMOB), Fundação Nacional do Índio (Funai), Energisa, empresas de telecomunicação, entre outros.

A última reunião do GGI também contou com as participações do promotor chefe do Ministério Público do Trabalho (MPT), Danilo Nunes Vasconcelos; o coordenador de Polícia Judicial da Justiça do Trabalho, Willians Barreto Kauffman; e o procurador substituto Ricardo Pael Ardenghi, representando o procurador regional eleitoral, Erich Raphael Masson; e do procurador chefe da Advocacia Geral da União (AGU), Amaury Reis Fernandes Filho.

Veja também

Prefeita no Nortão renuncia mandato por não aceitar Lula como presidente

Mauro Mendes é empossado governador: “Quero um Estado que seja ainda mais eficiente para entregar políticas públicas para o cidadão”

Diplomação de candidatos eleitos ocorrerá dia 15 de dezembro

Relatório das Forças Armadas sobre as eleições 2022 no Brasil é encaminhado ao TSE

Mendes: “Torcer por insucesso de Lula seria torcer contra o País”

Lula é oficialmente confirmado como presidente eleito do Brasil